Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

MARIA DE LOURDES MODESTO: A DIVA DA GASTRONOMIA PORTUGUESA

Quinta, às 22h45, na RTP1


Considerada a “Diva da Gastronomia Portuguesa”, Maria de Lourdes Modesto é uma referência incontornável na história da gastronomia portuguesa e na história da própria RTP.

Apresentadora do programa culinário mais popular de sempre, o qual esteve em antena durante 12 anos, Maria de Lourdes ditou tendências, influenciou gerações e conquistou admiradores de todas as idades.

Este documentário constitui uma homenagem simbólica e o registo do seu notável percurso de vida. A carreira televisiva, a ascensão internacional, a recolha do receituário nacional que originou o seu livro mais famoso, a vasta obra publicada, o olhar curioso e o gosto apurado, o interesse permanente pelo conhecimento, pela ciência e pela cultura.

A jovem alentejana, estudante exemplar de Economia Doméstica e, mais tarde, professora no Liceu Francês, dificilmente imaginava que viria a ser considerada a 3ª melhor gastrónoma a nível mundial, com honras de destaque no New York Times.

Autora da bíblia “Cozinha Tradicional Portuguesa”, que constitui agora e sempre uma obra de referência do séc. XX, o seu contributo para a defesa da identidade cultural do país continua a merecer reconhecimento e elogio unânime por parte dos profissionais e especialistas na área da gastronomia e da cultura, e de todos os portugueses em geral. 

Maria de Lourdes Modesto - Quinta-feira, às 22h45, na RTP1