Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“DEPOIS DO ADEUS”

Domingo, às 21h00, na RTP1

Domingo, às 21h00, na RTP1

“DEPOIS DO ADEUS”  



“O pão que o diabo amassou” - 24, 25 e 26 de outubro de 1975
   
Todas as manhãs, Álvaro sai vestido com o fato de macaco fingindo que vai trabalhar para que Maria do Carmo não perceba que foi despedido, mas sente-se mal por estar a enganar a mulher. Este desabafa com Teresa, que aproveita o momento para se aproximar mais do amigo que há muito deixou de ver apenas como tal.

A mentira só se desfaz quando Maria do Carmo insiste para ficarem com o carro que veio de Angola e Álvaro insiste em vendê-lo. Álvaro é obrigado a contar a verdade, deixando Maria do Carmo de rastos por este lhe ter mentido. A mulher ainda fica pior ao aperceber-se que Teresa já sabia.

Daniel continua sem trabalho e ocupa a casa de umas pessoas que foram para o Brasil. A relação com Joana não corre bem e Daniel chega ao ponto de agredir a mulher.

Álvaro, Teresa, Daniel e Joana participam na manifestação dos retornados, que acaba em confronto com a polícia militar quando os manifestantes tomam de assalto a casa de Angola. Daniel é preso.

Luísa descobre que está grávida de Gonçalo e, sem dizer nada ao ex-namorado, pede ajuda à mãe para abortar. Porém, o aborto clandestino corre mal e, no regresso a casa, Luísa sofre uma hemorragia. Apesar do receio de ser presa, Luísa é obrigada a ir ao hospital. O pai e o irmão ficam a saber o que se passou, e Pedro vai ter com Gonçalo e acaba por agredi-lo.
 
"Depois do Adeus" - Domingo, às 21h00, na RTP1