Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Município e associações locais retomam tradição no Parque Venâncio Ribeiro da Costa


 

No dia 8 de abril, segunda-feira das Merendas - nome tradicionalmente atribuído à segunda-feira após o domingo de Pascoela - o Parque Venâncio Ribeiro da Costa, junto ao Castelo de Palmela, recebe a comemoração do Dia das Merendas, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Palmela, da Palmela Desporto, da Academia dos Saberes da Associação de Idosos de Palmela, da Confraria Gastronómica de Palmela, do Grupo 40 de Palmela da Associação dos Escoteiros de Portugal e da AJITAR – Associação Juvenil Ideias Transformam a Realidade.

         A organização convida a comunidade a participar nesta celebração comunitária, intimamente ligada com a história deste espaço verde central da vila de Palmela. Cada um levará a sua merenda e a tarde será partilhada em convívio, com música, dança, jogos tradicionais e muita animação.

No século passado, este era o dia a partir do qual os trabalhadores rurais passariam a usufruir do horário de verão, na sua jornada de trabalho. Para assinalar esta mudança e a chegada dos dias mais longos, toda a população se reunia no Parque, onde o dia era passado em convívio e em torno da gastronomia local. Nos últimos anos, a tradição regressou, apenas interrompida no ano passado, devido às obras de requalificação, no âmbito do Plano de Ação “Recuperação e Dinamização do Centro Histórico de Palmela”. Em 2013, a nova zona de merendas, junto ao Moinho do Parque, é palco da iniciativa, a partir das 13 horas.