Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CENDREV ACOLHE COMPANHIA DE TEATRO DE BRAGA

“CONVERSA COM O HOMEM ROUPEIRO”, Ian McEwan

Dias 11 e 12 de Abril, às 21h30

TEATRO GARCIA DE RESENDE EM ÉVora

 

Após a sua deslocação a Braga com o espectáculo “Vou ou não vou esta noite ao Teatro?”, de Karl Valentin, o Cendrev acolhe a Companhia de Teatro de Braga no Teatro Garcia de Resende com o espectáculo “Conversa com o Homem Roupeiro”, de Ian McEwan, nos próximos dias 11 e 12, às 21h30.

Este programa de itinerância decorre no âmbito do CULTURBE, projecto que implica três cidades: Évora, Braga e Coimbra e é financiado pelo QREN através das Comissões de Coordenação do Alentejo, Centro e Norte.

 

Segundo o Director artístico da Companhia, Rui Madeira, em “Conversa com o Homem Roupeiro” estamos quase no fim ou no fim mesmo do caminho. A disponibilidade para a Luta já terminou. A conversa inicia-se depois da batalha perdida e com o personagem assumidamente derrotado. Exausto. Já não come, não se veste, não paga a renda, não ousa sair… bate punhetas. É um número. Cabe num qualquer ficheiro, em qualquer armário. Está disponível para se entregar e ser manipulado. A quem e por quem? Ao e pelo Estado, claro!

 

Através dum humor requintadamente negro, McEwan instala o personagem numa perspectiva paradigmática e perversa. A máxima responsabilização do Estado no momento exacto em que esse mesmo Estado se demite das suas funções perante o cidadão. O personagem/cidadão diz: estou aqui, fiz tudo o que estava humanamente ao meu alcance para ser normal. Acreditei no vosso discurso. Não funcionou. ok! Eu já não aguento mais. Agora a responsabilidade é totalmente vossa. Estou consciente e disponível. Matem-me! Não preciso da vossa liberdade, não me governo com ela, “ na verdade, lembro-me agora de por vezes ter desejado menos liberdade. A liberdade condicional não me paga a comida e a renda. Quero ser pequeno, não quero este barulho e estas pessoas à minha volta. Quero estar longe disso tudo, no escuro”. Esqueçam-se de mim.

 

 

“CONVERSA COM O HOMEM ROUPEIRO”

autor Ian McEwan

adaptação Luísa Santos Costa

elenco André Laires, Rui Madeira

instalação teatral Alberto Péssimo, Rui Madeira

figurinos Sílvia Alves

desenho de luz Fred Rompante

criação de ambiente sonoro Pedro Pinto

design gráfico Carlos Sampaio

fotografia Paulo Nogueira

Classificação Etária: M/16

 

Reservas através do telefone 266 703 112