Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Catarina Furtado é convidada especial na Gala das Conferências do Estoril

 A apresentadora de televisão, atriz e autora Catarina Furtado irá participar, no dia 30 de Abril, como convidada especial na gala das Conferências do Estoril (CE), na qualidade de Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA).

Em 1999 foi nomeada - pelo então Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan -, para Embaixadora de Boa Vontade da causa das Nações Unidas. Tendo como principal missão a defesa das temáticas de saúde materna-infantil, de saúde reprodutiva, de prevenção do VIH/SIDA, Mutilação Genital Feminina e da gravidez adolescente, e de todas as formas de discriminação e violência sobre as mulheres e jovens, em defesa dos direitos humanos, sobretudo das populações mais vulneráveis e em risco, e contra as desigualdades sociais. Garantir que cada pessoa conta é o lema do UNFPA que Catarina Furtado defende e promove no seu trabalho de missão, com especial atenção aos países em desenvolvimento, onde tem feito trabalho, algum do qual documentado nas três séries de programas da RTP “Príncipes do Nada”. Catarina Furtado é desde 2000 um dos rostos e vozes que em Portugal apresenta junto da Assembleia da República ou Ministério dos Negócios Estrangeiros o Relatório sobre o Estado da População Mundial, para além da sua participação em conferências nacionais e internacionais sobre os temas da sua missão junto das Nações Unidas, UNFPA. Em Setembro de 2010 participou a convite do SG das Nações Unidas Ban-Ki-moon na Abertura do Ano Mundial da Juventude e em reuniões da Cimeira do Milénio. Catarina Furtado criou em 2012 a Associação sem fins lucrativos, Corações com Coroa, que tem entre os seus objetivos principais “As mulheres e as meninas em primeiro lugar” numa clara promoção da igualdade.

 

A 3ª edição das CE é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais e contam com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e com o apoio institucional do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Banco Mundial.

 

 

 

Os desafios inerentes à globalização é o tema principal das Conferências do Estoril, composta por 80 oradores originários de 32 países diferentes. O Centro de Congressos do Estoril, entre 30 de Abril e 3 de Maio, vai contar com a presença de organizações internacionais governamentais e não-governamentais, bem como instituições universitárias e centros de pesquisa provenientes de todo o mundo.

 

No primeiro dia da iniciativa irá ter lugar a Cimeira da Juventude, denominada Youth Summit. O evento é patrocinado pelo Banco Mundial e impulsionado pela Rotterdam School of Management/Universidade de Erasmus, sendo desenvolvido em cooperação com a Universidade Católica, a Universidade de Georgetown, a Fundação Getúlio Vargas, a Universidade Hebraica de Jerusalém, e a Universidade de Aarhus.