Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão é montra dos melhores néctares do concelho de Palmela




A 18ª edição da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão decorre entre 10 e 12 de maio na localidade de Fernando Pó, concelho de Palmela. Os melhores vinhos produzidos nestas freguesias rurais, de grande tradição vitivinícola, estarão disponíveis para prova e venda durante o certame, num total de 27 tintos e 14 brancos. Os 10 melhores vinhos do ano serão selecionados por um painel de provadores, em prova cega, com divulgação e entrega de prémios agendadas para as 19h00 de domingo. À Mostra de Vinhos junta-se, também, a Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, com a presença de 13 pavilhões de produtores/engarrafadores de todas as freguesias.

Além da degustação e compra de vinhos, o público terá à sua disposição um programa complementar, com muitos motivos para uma visita. O evento contará com uma mostra de produtos regionais, onde não faltarão os queijos de ovelha e a doçaria típica. A tradicional exposição de alfaias agrícolas e a realização de um colóquio, onde serão debatidos os temas “A Poda… da Formação à Produção” e o “Novo Regime Contabilístico para a Viticultura”, são momentos de grande interesse para os profissionais do setor. A oferta diversificada nas tasquinhas de gastronomia e muitos espetáculos musicais e bailes com artistas populares, ranchos folclóricos e tunas académicas completam o programa de animação da Mostra.

Esta é uma oportunidade privilegiada para contactar com os responsáveis por alguns dos melhores vinhos do mundo e para conhecer a identidade de uma região ímpar. Os vinhos das freguesias de Marateca e Poceirão evoluíram, de forma significativa, nas últimas duas décadas, com a aposta na constituição de empresas e marcas, na modernização de processos de produção e na divulgação dos seus produtos. Os prémios consecutivos e o reconhecimento nacional e internacional são demonstrativos do trabalho realizado neste território, cuja paisagem é fortemente marcada pela ligação à cultura do vinho.

A Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão é promovida pela Comissão da Mostra e pela Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia da Marateca. As entradas têm o valor simbólico de dois euros na sexta-feira e um euro no sábado e no domingo.

 

 

 

Programa

 

Dia 10 (sexta-feira)

19h00 Inauguração Oficial

19h00 Abertura da Mostra ao público

21h00 Espetáculo musical com Mónica Sintra

22h30 Baile com o grupo Irmãos Cabanas

 

Dia 11 (sábado)

10h00 Abertura dos pavilhões

10h00 Colóquio

         I – “A Poda… da Formação à Produção”

         II – “Novo Regime Contabilístico para a Viticultura”

15h00 Matiné com o grupo Irmãos Cabanas

18h00 Atuação da Real Trovantuna de Setúbal” (Tuna Feminina da ESCE-IPS)

21h00 Espetáculo musical com Belito Campos

22h30  Baile com o grupo Irmãos Cabanas

 

Dia 12 (domingo)

10h00 Abertura dos pavilhões

15h00 Atuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó

16h00 Matiné com Valter Cabrita

19h00 Divulgação dos dez melhores vinhos – Entrega de diplomas e lembranças a todos os Vitivinicultores participantes

21h00 Baile até ao encerramento da Mostra com Valter Cabrita

 

 

[Sexta, sábado e domingo | Serviço de tasquinhas (gastronomia) até às 00h00]