Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

A Língua Alemã sobe ao Palco!


Entre 2 e 4 de Maio decorre em Almada o 3° Encontro Nacional de Grupos de Teatro Escolar “Alemão em Cena”.
Perto de duas centenas de alunos voltam a apresentar as suas peças teatrais, criadas durante as aulas de alemão nas suas escolas.



O Fórum Municipal Romeu Correia em Almada será o palco do encontro “Alemão em Cena”, uma iniciativa criada pelo Goethe-Institut Portugal com o objectivo de dinamizar o ensino e a aprendizagem da língua alemã nas escolas portuguesas. Foi em 2011 que o Goethe-Institut lançou pela primeira vez o convite a todas as escolas que leccionassem a língua alemã (em Portugal). As escolas interessadas em participar neste projecto, deveriam criar uma peça de teatro de curta duração, subordinada a uma determinada temática. No ano passado o encontro girou em torno do tema “Encontros” e em 2013 será a vez de os alunos ocuparem-se do tema “Transit/Movimento”. As respectivas peças são sempre elaboradas pelos alunos, desde a ideia original até à encenação, e contam com a orientação dos seus professores de alemão e de um pedagogo da área do teatro. As edições anteriores têm demonstrado que mesmo com poucos conhecimentos de uma língua, é possível elaborar com sucesso formas de expressão dramática e artística, tais como o drama, a comédia, a tragédia ou a farsa.

Este ano serão ao todo
treze escolas de todo o país que sobem ao palco para apresentar as suas criações teatrais. Apesar de ter sido concebido sobretudo para professores e alunos interessados pela pedagogia teatral no âmbito do ensino da língua alemã, o encontro “Alemão em Cena” está aberto ao público geral, aconselhando os organizadores uma reserva prévia para grupos maiores de cinco pessoas.

”Alemão em Cena”, é um projecto do Goethe-Institut Portugal, organizado no âmbito da iniciativa PASCH ("Escolas: Uma parceria para o futuro"), e conta com o apoio da ES Fernão Mendes Pinto e da Câmara Municipal de Almada. Para a próxima edição, os organizadores do encontro tencionam ir além fronteiras e convidar escolas a nível europeu.