Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

CASA-MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA CELEBRA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS COM 4 VISITAS GUIADAS GRATUITAS

 

O Dia Internacional dos Museus - 18 de maio, é dia de alegrias redobradas na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, que abre as portas ao público nesta data às 10h00 com entrada gratuita até às 20h00. Os que se deslocarem para conhecer a vasta coleção de arte de António Medeiros e Almeida vão ter a agradável surpresa de ainda poderem ver a mostra «Intromissões» de homenagem a Eduardo Nery (1938-2013), sendo este o último dia para o fazer.

 

O pintor e artista plástico, que recentemente faleceu, é o autor das 10 obras expostas, que aliam a arte contemporânea à coleção de artes decorativas da Casa-Museu e que já haviam estado expostas entre 2007 e 2008 na Casa-Museu Medeiros e Almeida integradas num núcleo de 32 peças. Tratam-se de fotografias a preto e branco de espaços e obras da Casa-Museu que foram intervencionadas pelo artista num resultado de "duplas exposições fotográficas".

 

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, a Casa-Museu Medeiros e Almeida disponibiliza ainda quatro visitas guiadas gratuitas, com a duração de 1h30 cada, com início às 10h00, 12h00, 16h00 e 18h00. Os visitantes começam por visitar a ala nova da casa, construída nos anos 70, depois o espaço habitado pelo casal Medeiros e Almeida, descobrindo as histórias que se cruzam com cada uma das obras da coleção de António Medeiros e Almeida. No total são 25 salas com um acervo de mais de 2000 obras.

 

Destaque para o púlpito indo-português, único na Europa e símbolo significativo da presença portuguesa na Índia; para o móvel de François Linke, um dos mais afamados fabricantes de mobiliário do século XIX; e ainda para o relógio de noite de Catarina de Bragança, uma peça rara de 1670 criada pelo relojoeiro real britânico Edward East, que pertenceu à princesa portuguesa que foi rainha de Inglaterra.

 

Quem tenha curiosidade em conhecer a história de vida do fundador da Casa-Museu Medeiros e Almeida pode assistir a um filme biográfico de António Medeiros e Almeida, que passará continuamente durante todo o dia.