Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Igreja de Santiago é palco de Recital de Cravo com João Paulo Janeiro

Noite dos Museus no Castelo de Palmela

No dia 18 de maio, e para assinalar a Noite dos Museus, a Artemrede e a Câmara Municipal de Palmela promovem o Recital de Cravo Solo Comentado “La Française”, com João Paulo Janeiro, na Igreja de Santiago do Castelo de Palmela.

Com início às 21h30, “La Française” propõe a descoberta do Barroco Musical Francês, um dos pilares do repertório solístico para cravo e órgão. O músico conduz a audiência através de uma breve viagem por alguns dos expoentes deste universo musical, como François Couperin e o seu tio, Louis Couperin, que estabeleceram uma ponte entre a tradição da dança cortesã, tão característica da Corte Francesa, e o estilo italiano de Frescobaldi. Destaque, também, para três peças de Jean-Baptiste Antoine Forqueray que representam uma das técnicas mais férteis da escrita do Barroco, a transcrição.

João Paulo Janeiro é intérprete de instrumentos de tecla históricos e divide a sua atividade profissional entre a investigação, os concertos, as gravações e a docência. É Mestre em Musicologia Histórica pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e tem colaborado com as principais orquestras e coros nacionais, e com várias orquestras estrangeiras em concertos e gravações de música portuguesa.

Para maiores de oito anos, o recital tem entradas no valor de 4 euros (desconto de 25% para menores de 25, maiores de 65, desempregados, profissionais de espetáculos e grupos superiores a 10 pessoas).

Durante a tarde, a partir das 16h00, João Paulo Janeiro estará, também, na Igreja de Santiago, para uma apresentação do instrumento Cravo, da sua história e características, com entrada livre.

 

 

Programa Recital:

 

FRANÇOIS COUPERIN

Prelúdio I

 

LOUIS COUPERIN

Suite VII

Prélude — Allemande La Précieuse — Courante — Sarabande — Gigue — Chaconne La Bergeronnette

 

FRANÇOIS COUPERIN

Prelúdio II

 

JEAN PHILIPPE RAMEAU

La Villageoise — Les Tendres Plaintes — Les Niais de Sologne

 

FRANÇOIS COUPERIN

Prelúdio II

 

ANTOINE FORQUERAY

La Montigni — La Sylva — Jupiter