Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Jovens da lusofonia sobem ao palco com “LUSOTOPIA?”

No Centro Cultural Malaposta de 24 a 26 de maio


 

No âmbito da IV Bienal de Culturas Lusófonas, o Centro Cultural Malaposta apresenta, de 24 a 26 de maio, a produção “Lusotopia?”. O espectáculo resulta de uma reflexão sobre a lusofonia e de um retrato das experiências quotidianas dos jovens elementos do Grupo de Teatro Lusófono, no âmbito da sua vivência multicultural nas comunidades onde estão inseridos.

 

O grupo teatro Lusófono da Malaposta é um coletivo de criação teatral cuja dinâmica se integra nas acções do Projeto Teatro e Comunidade do C.C Malaposta. O Teatro para este Grupo transporta-se numa mala de cultura livre e inclusiva onde a diversidade é a mais-valia para um mundo melhor mais fraterno e em cada dia mais igualitário nas oportunidades.

O grupo foi criado como uma forma de integração e dinamização dos jovens oriundos das várias comunidades lusófonas. Pretendemos criar um espaço de cidadania e de convívio cultural para os jovens, espaço onde o multiculturalismo e o teatro sejam o tecto de acolhimento e crescimento dos jovens que compõem o Grupo, explica afirma Manuel Coelho, diretor artístico deste centro cultural.

Lusotopia?” é um espectáculo de cariz performativo onde todo o texto cénico é o resultado de um intenso trabalho de oficina na procura e experimentação de movimento de cena e jogo teatral entre os vários performers. “Abordar o tema da lusofonia surgiu da imensa vontade, dentro do grupo, de saber mais sobre a razão que esteve na origem da sua formação: a Lusofonia enquanto projeto filosófico, cultural e artístico”, revela Jan Gomes, encenador do Grupo e coordenador do projeto Teatro e Comunidade do Centro Cultural Malaposta. “O espetáculo terá ainda um lado mais criativo que assentará essencialmente em momentos resultantes das vivências quotidianas dos jovens que integram o coletivo, vivências estas resultantes de problemáticas diretamente ligadas à questão da Lusofonia”, revela Jan Gomes.

 

 

“LUSOTOPIA?”

24 A 26 de MAIO | SEX e SAB 21h45, DOM 16:15 | Café-Teatro do C.C.M.

Produção Centro Cultural Malaposta

Classificação: M6 | Duração: 60 min|

Bilhetes: 3 € | Reservas: 219 383 100