Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

7º Encontro Escolas no Teatro da Malaposta

 


JOVENS TALENTOS SOBEM AO PALCO DA MALAPOSTA

O Centro Cultural Malaposta recebe, de 28 de maio a 16 de junho, o 7º Encontro de Escolas. Este evento anual de teatro envolve mais de 200 participantes, em 16 espetáculos, e leva ao palco o trabalho de jovens estudantes de escolas secundárias e universidades da Grande Lisboa.

 

Criar novos públicos, promover a interatividade com a comunidade envolvente e incentivar os novos talentos nas artes do palco são os grandes objetivos de mais esta edição do ENCONTRO ESCOLAS NO TEATRO DA MALAPOSTA que, de 28 de maio a 16 de junho, vai reunir alunos, professores e auxiliares educativos de diversas escolas dos concelhos de Odivelas, Lisboa, Loures e Amadora.

Este ano, a mostra de teatro escolar conta com 16 espetáculos, protagonizados por cerca de 250 participantes provenientes não só de escolas secundárias, como de grupos de teatro universitário. “A arte deve ter um papel fundamental na formação pessoal e social dos jovens. O teatro na escola traz, entre outras vantagens o fortalecimento da leitura e, como consequência, também o aumento do repertório cultural dos alunos. É importante dar voz a todos estes projetos e proporcionar ao nosso público a possibilidade de acompanhar, participar e refletir sobre o trabalho que se está a realizar neste universo”, afirma Manuel Coelho, diretor artístico deste centro cultural.

 “Uma das grandes riquezas dessa atividade na escola é a possibilidade do aluno colocar-se no lugar do outro e experimentar outras realidades. Por outro lado, a arte, e o teatro em particular, sempre foi uma janela para a humanização, tanto na aprendizagem quanto na construção de uma visão do mundo. Estes jovens criam, aprendem, ensinam, descobrem em conjunto, experimentam e emocionam-se através da arte”, defende Jan Gomes, coordenador do projeto Teatro e Comunidade do Centro Cultural Malaposta.

Lançado em 2007, o encontro tem ganho, ao longo dos anos, um número crescente de jovens participantes e espetadores, constituindo igualmente um  importante incentivo e relevante pólo de visibilidade e rampa de lançamento para futuros profissionais das artes do palco.

 

7º Encontro Escolas no Teatro da Malaposta

Centro Cultural Malaposta | Auditório e Café-Teatro

28 de maio a 16 de junho de 2013

Bilhetes: 3 € | Reservas: 219 383 100