Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

AGORA - Domingo, às 22h00, na RTP2

 

Domingo, às 22h00, na RTP2

AGORA

O programa AGORA é o novo magazine cultural semanal da RTP2.

Esta semana o AGORA está em Guimarães para acompanhar a 26ª edição dos Festivais Gil Vicente. Depois de um ano em que a cidade foi Capital Europeia da Cultura, pode agora visitar os novos espaços para a arte que têm nascido na cidade.  

Falamos com António Fonseca que apresentou pela primeira vez d'os Lusíadas, contados em versão integral, no ano passado, em Guimarães, precisamente nos Festivais Gil Vicente. Dia 10 de Junho, o ator apresenta pela terceira vez, na íntegra, esta epopeia, no Teatro São Luiz, em Lisboa.  

Não podíamos deixar de tocar a poesia de Herberto Helder, por ocasião da edição, já esgotada, do novo livro, “Servidões”. E vamos à ópera, mas conduzidos pelos desenhos de Paula Rego que se podem ver por estes dias na Casa das Histórias, em Cascais.  

Neste programa estreamos os duetos. A edição cuidada de Camilo Castelo Branco que a Imprensa Nacional está a lançar tinha de começar pelo Amor de Perdição. Mais do que um pretexto, foi um gosto para dois devotos de Camilo se porem à conversa: António Mega Ferreira e Alfredo Barroso.  

E para terminar, escutamos duas vozes da nova geração de artistas: Mariana Tengner Barros vem da dança e Raquel Castro vem do teatro. Nasceram na década de 80 mas esta semana apresentam “Uma retrospetiva”, no Negócio, no Bairro Alto, em Lisboa.      

AGORA tem também uma edição de 2ª a 6ª feira, com a agenda diária, às 21h55 e por volta da 1h da manhã (a seguir ao bloco noticioso 24 Horas), com a duração de 5 min.

AGORA é uma produção da "Até ao Fim do Mundo” para a RTP2, com edição de João Carlos Barradas, coordenação de Cláudia Galhós e apresentação de Filomena Cautela.

Apresentação: Filomena Cautela Edição: João Carlos Barradas Coordenação: Cláudia Galhós Produtora: Até ao Fim do Mundo Duração: 40 min (Semanal); 5 min. (Diária) Portugal, 2013