Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

‘Dia dos Avós’ e ‘Ciência Viva’ marcam o mês de Julho em Sintra

Atividades nos parques e monumentos de Sintra – julho

 


 

èCiência Viva em Sintra

èDia dos Avós com o Capuchinho Vermelho

èApresentações da Escola de Arte Equestre

èPasseios de charrete em família

èCaça ao Tesouro

èSessões de anilhagem e workshops

 


 

Sintra, 11 de junho de 2013 – O mês de julho é marcado pelo regresso das atividades da ‘Ciência Viva no Verão’ aos Parques de Sintra, com foco no conhecimento da biologia caraterística de Sintra. Será também celebrado o Dia dos Avós com o Capuchinho Vermelho, e continuarão a decorrer as apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, bem como os passeios de charrete. Ainda durante o primeiro mês das férias de Verão, será possível fazer uma caça ao tesouro, assistir a sessões de anilhagem ou participar em workshops sobre caixas ninho ou abrigos para escaravelhos.

 

As atividades da Ciência Viva no Verão, dedicadas a públicos de todas as idades, pretendem dar a conhecer a Serra de Sintra e os seus encantos, bem como ensinar comportamentos ambientalmente sustentáveis. Assim, a 16 e 17 de julho, na Quintinha de Monserrate, serão exploradas as boas práticas da horticultura biológica, em ‘Sustentabilidade e Preservação Ambiental: O Modo de Produção Biológico’. A 17, 24 e 31 de Julho, no Parque da Pena, terão lugar percursos botânicos que culminam com demonstrações dos trabalhos florestais dos Cavalos Ardennais, em ‘Cavalos de Tiro: A Gestão Sustentável das Florestas’. A “Viagem Botânica à Sintra Romântica” decorrerá no Parque de Monserrate a 20 e 27 de julho, permitindo aos participantes ver abordados diferentes aspetos da vertente natural deste jardim, um dos mais belos exemplares românticos da segunda metade do século XIX. Também o Jardim do Chalet Condessa d’Edla (21 e 28 de julho) contará com a presença da ‘Ciência Viva’, num percurso que dará a conhecer muitas das espécies botânicas que integram a coleção.

 

A 3 de julho tem lugar mais uma Sessão de Anilhagem de Aves, no Parque de Monserrate, e nesse mesmo dia, decorre também mais um módulo das Sessões de Horticultura Biológica, desta vez dedicada ao ‘Desenvolvimento das Plantas’.

 

A 13 e 17 de julho decorre, em Monserrate, o Workshop sobre Caixas Ninho para Aves, e no dia 20, no Convento dos Capuchos, o Workshop sobre Abrigos para Escaravelhos no Convento dos Capuchos.

 

O período de férias é a altura perfeita para as crianças usufruírem de atividades que habitualmente decorrem durante a semana. A Parques de Sintra vai manter as Apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre, todas as quartas-feiras às 11h00 nos jardins do Palácio de Queluz, bem como os Passeios de Charrete, todas as terças, quintas e sextas-feiras, no Parque da Pena.

 

Para o Dia dos Avós, a 27 de julho, será possível Conhecer a Floresta com o Capuchinho Vermelho, na Quintinha de Monserrate. No final todos terão direito a plantar uma árvore e levá-la para casa como recordação de um dia bem passado.

 

As crianças mais aventureiras não foram de todo esquecidas, e a 14 de Julho o Parque de Monserrate recebe a Caça ao Tesouro. Decifrando enigmas até chegar ao prometido tesouro, os mais jovens são sensibilizados para o respeito pelo ambiente e pelo património edificado.

 

A 21 de julho a Parques de Sintra convida as famílias a conhecer A Vida no Convento da Cortiça, numa viagem ao passado onde se abordam os princípios da vida conventual franciscana.

 

Todas as atividades, à exceção das sessões de anilhagem, requerem inscrição prévia e têm lotação limitada.


Informações ao público e inscrições:

+351 21 923 73 00 / npa@parquesdesintra.pt


 

 à 3 de julho

Anilhagem de Aves

Parque de Monserrate (Roseiral) I 10h00-13h00

 

Sessões com o objetivo de sensibilizar o público para questões relacionadas com a avifauna da Serra de Sintra, bem como a recolha de informações sobre o estado das populações de aves neste local. Qualquer visitante do Parque de Monserrate tem a oportunidade de assistir ao processo, incluindo a colocação da anilha e o registo das medidas das aves, recebendo explicações sobre cada passo e aprendendo a identificar as várias espécies capturadas, podendo também colocar questões aos técnicos e aprofundar os seus conhecimentos.

. Primeira Quarta-feira de cada mês, exceto feriados ou condições meteorológicas adversas)

. Gratuito mediante aquisição de bilhete para o Parque de Monserrate

 

 

à 06 de julho (7 e 21 de setembro)

Sessões de Horticultura Biológica – Módulo III

Quintinha de Monserrate | 09h30

Dedicadas ao público em geral, estas sessões, teórico/práticas, pretendem ensinar como pode ser cultivada uma horta de frutos e legumes diversificados. De Abril a Setembro serão instaladas as culturas de Primavera/Verão, de modo a ser observado o seu desenvolvimento, da sementeira à colheita e posterior recolha e conservação de semente. Num total de 9, as sessões serão divididas em módulos de 3, iniciando-se agora o último.

Módulo III

06 de julho - O Desenvolvimento das Plantas

  • Acompanhamento e observação do desenvolvimento das plantas instaladas na horta
  • Comparação das diferentes variedades, de cada espécie, e seu desenvolvimento
  • Identificação de eventuais problemas  

 

07 de setembro - Os Métodos de Luta Contra Pragas e Doenças

21 de Setembro - A Recolha, Selecção, Limpeza e Conservação de Sementes

 

·         Duração de cada sessão: 4h30

·         Destinatários: público interessado em adquirir conhecimentos em Horticultura no Modo de Produção Biológico

·         Tarifário: €60/módulo (requer inscrição e pagamentos prévios)

 

 

 à 13 e 27 de Julho

Workshop Sobre Caixas Ninho para Aves

Parque de Monserrate I 10h30

Atividade que se destina a aumentar a disponibilidade de locais de nidificação para algumas aves da Serra de Sintra, tais como o Chapim-real, a Trepadeira e a Carriça. Para a construção das caixas serão utilizadas madeiras cortadas a partir de dois troncos de um cedro derrubado no temporal de Sintra, como forma de aproveitamento de árvores.

·         Duração: 2h

·         Destinatários: Recomendado para famílias com crianças a partir dos 6 anos

·         Tarifário: Gratuito

 

 

à 14 de julho

Caça ao Tesouro

Parque de Monserrate | 16h00

Esta é uma atividade de exploração do parque em busca de pistas que conduzem os participantes a um tesouro escondido. Através da observação do meio envolvente, os participantes vão decifrando enigmas e charadas e são convidados a aprender, divertindo-se. Além da vertente lúdica, trata-se de uma atividade com uma forte componente pedagógica de sensibilização ambiental.

·         Duração: 1h30

·         Destinatários: Recomendado para famílias com crianças a partir dos 6 anos

·         Tarifário: €8,00/participante

 

 

à 16 e 17 de julho

Sustentabilidade e Preservação Ambiental: O modo de produção biológico

Quintinha de Monserrate | 10h00

Situada na Tapada de Monserrate, a 3 km do Centro Histórico de Sintra, a Quintinha de Monserrate, outrora uma verdadeira pequena quinta adjacente à propriedade principal - o Parque e o Palácio de Monserrate - é o local ideal para explorar a temática das boas práticas da horticultura biológica. Assim, em atividades orientadas por especialistas, partilham-se conhecimentos e descobrem-se as mais-valias que a agricultura biológica proporciona à saúde de todos, à sustentabilidade ambiental e à preservação da biodiversidade, reavivando-se simultaneamente o saber ancestral numa atividade economicamente viável que permite obter produtos de elevada qualidade nutricional.

·         Duração: 6h

·         Destinatários: Recomendado para maiores de 12 anos

·         Tarifário: Gratuito

·         Requer inscrição prévia através da Ciência Viva (www.cienciaviva.pt); mais informações: 21 923 73 00)

 

 

à 17, 24 e 31 de julho

Cavalos de tiro: A Gestão Sustentável das Florestas

Parque da Pena | 14h00

A Parques de Sintra recuperou um dos métodos tradicionais de trabalho associados à exploração e manutenção florestal: a utilização de cavalos de tiro. Esta surge na ótica da gestão sustentável das florestas, em alternativa a outros métodos mecânicos mais intrusivos, sempre que se coloquem em risco valores importantes para a preservação do património natural e cultural. Pretende-se, desta forma, encontrar um equilíbrio entre a mecanização florestal e o uso de outras técnicas mais respeitadoras do ambiente, como o uso destes animais. Pretende-se efetuar, com a ação proposta, a realização de um percurso botânico guiado ao Parque da Pena que culminará numa sessão teórica e demonstração prática dos trabalhos realizados por estes animais. Esta é mais uma forma de homenagear um património sociocultural perdido não só na Serra de Sintra como em Portugal. 

·         Duração: 3h

·         Destinatários: Recomendado para maiores de 6 anos

·         Tarifário: Gratuito

·         Requer inscrição prévia através da Ciência Viva (www.cienciaviva.pt); mais informações: 21 923 73 00)

 

à 20 e 27 de julho

Viagem Botânica à Sintra Romântica

Parque de Monserrate | 10h00 e 15h00

Ao longo do percurso serão abordados vários aspetos da vertente natural deste jardim histórico em que se destaca a exuberante vegetação. O visitante terá a oportunidade de conhecer um dos mais belos jardins românticos da segunda metade do século XIX, onde a natureza se manifesta de forma imponente, com inúmeras espécies exóticas oriundas dos vários cantos do mundo, pequenos lagos e árvores centenárias que nos contam histórias de outros tempos. Serão dadas a conhecer muitas das espécies botânicas que integram a enorme coleção do jardim, utilizando-as como ponto de partida para explorar temas tão diversos como a biodiversidade, a problemática das plantas exóticas no que respeita às plantas autóctones, a extinção de espécies, as espécies protegidas, as relações bióticas e abióticas, o clima e a geologia da serra, entre outros. Será dado destaque ao fato do aparecimento deste Jardim Romântico ter contribuído de forma inequívoca para travar o processo de desertificação.

·         Duração: 2h

·         Destinatários: Recomendado para maiores de 6 anos

·         Tarifário: Gratuito

·         Requer inscrição prévia através da Ciência Viva (www.cienciaviva.pt); mais informações: 21 923 73 00)

 

 

à 20 de julho

Workshop sobre Abrigos para Escaravelhos

Convento dos Capuchos | 10h30

Atividade que se destina a aumentar a disponibilidade de locais de nidificação para algumas aves da Serra de Sintra, tais como o Chapim-real, a Trepadeira e a Carriça. Para a construção das caixas serão utilizadas madeiras cortadas a partir de dois troncos de um cedro derrubado no temporal de Sintra, como forma de aproveitamento da árvore.

·         Duração: 2h

·         Destinatários: Recomendado para famílias com crianças a partir dos 6 anos

·         Tarifário: Gratuito

 

 

à 21 de julho

A Vida no Convento da Cortiça

Convento dos Capuchos | 10h30

Uma viagem ao passado onde se abordam os princípios da vida conventual franciscana que determinaram a concretização deste convento muito particular, edificado no século XVI. Durante o percurso os visitantes deparar-se-ão com os “irmãos” Georgino e Simião cuja presença simpática, acolhedora e pedagógica constitui a companhia ideal para conhecer um dos monumentos mais emblemáticos de Sintra.

·         Duração: 2h

·         Destinatários: Recomendado para famílias com crianças a partir dos 6 anos

·         Tarifário: €8,00/participante

 

 

à 21 e 28 de julho

Jardim da Condessa d’Edla – Ciência Viva no Verão

Jardim da Condessa d’Edla | 10h30

Ao longo do percurso o visitante terá a oportunidade de conhecer um dos mais belos recantos do Parque da Pena, onde a natureza se manifesta de forma requintada e imponente, com inúmeras espécies exóticas oriundas dos vários cantos do mundo. Serão dadas a conhecer muitas das espécies botânicas que integram a vasta coleção do jardim, utilizando-as como ponto de partida para explorar temas tão diversos como a biodiversidade, a problemática das plantas exóticas no que respeita às plantas autóctones, a extinção de espécies, as espécies protegidas, as relações bióticas e abióticas, o clima e a geologia da serra, entre outros. Será ainda dado ênfase ao complexo sistema de águas do Jardim da Condessa d’Edla, enquadrando-o no contexto de criação e evolução do Parque da Pena.

·         Duração: 2h

·         Destinatários: Recomendado para maiores de 10 anos

·         Tarifário: Gratuito

·         Requer inscrição prévia através da Ciência Viva (www.cienciaviva.pt); mais informações: 21 923 73 00)

 

à 27 de julho

Conhecer a Floresta com o Capuchinho Vermelho – Dia dos Avós

Quintinha de Monserrate | 10h30

Uma tarde de convívio em família onde se dará especial atenção aos Avós. No cenário da Quintinha de Monserrate destaca-se a floresta envolvente e, na companhia das personagens de um conto tradicional, vamos conhecer a importância da floresta, os animais que nela vivem, os produtos que nos fornece e as profissões a ela associadas. Será confecionado o lanche para levar à avozinha que está doente, semear-se-á uma planta para levar para casa e todos darão uma ajuda a tratar dos animais da Quintinha, para a avozinha não apanhar calor!

·         Duração: 2h

·         Destinatários: Recomendado para famílias com crianças a partir dos 3 anos

·         Tarifário: €8,00/participante

 

 

à Todas as Quartas-Feiras (exceto 17 e 24 de julho e 14 de agosto)

Apresentação da Escola Portuguesa de Arte Equestre

Jardins do Palácio de Queluz | 11h00

A Escola Portuguesa de Arte Equestre realiza, todas as 4ªs feiras, às 11h, apresentações nos jardins do Palácio de Queluz, com a duração de 20 a 30 minutos. Estes espetáculos, organizados com os cavalos e cavaleiros da Escola de Arte Equestre, estarão acessíveis a todos os visitantes do Palácio e/ou Jardins de Queluz.

 

·         Duração: 30 min

·         Destinatários: Recomendado para famílias com crianças a partir dos 3 anos

·         Tarifário: Gratuito mediante aquisição de bilhete para o Palácio e Jardins de Queluz ou apenas para os Jardins de Queluz.

 

 

à Todas as Terças, Quintas e Sextas-Feiras

Passeios de Charrete no Parque da Pena

Bilheteira dos Lagos/Chalet da Condessa d’Edla | 10h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h30

Todas as 3ªs, 5ªs e 6ªs feiras é possível a qualquer visitante adquirir um bilhete para passear de charrete entre os Lagos do Parque da Pena e o Chalet da Condessa d'Edla, em contacto direto com os cavalos Ardennais que vivem no Parque. O passeio, com uma duração aproximada de 20 minutos, pode incluir até 6 adultos, ou 4 adultos e 4 crianças e recria a forma de passeio do Rei D. Fernando II e da sua segunda mulher, a Condessa d’Edla. Nesta viagem, os visitantes podem requerer também (previamente) o acompanhamento de um guia especializado da Parques de Sintra, que permitirá uma melhor compreensão da História do Parque, das espécies botânicas que nele existem, e dos vários locais históricos incluídos no percurso. É também possível, a quem o pretender, efetuar uma reserva da charrete para um passeio privado, inclusive noutro horário ou data.

 

·         Duração: 20 min

·         Destinatários: Recomendado para famílias com crianças a partir dos 3 anos

·         Tarifário: 3,5 euros

 

Todas as atividades, à exceção da Sessão de Anilhagem, das Apresentações da Escola Portuguesa de Arte Equestre e dos Passeios de Charrete são de lotação limitada e requerem inscrição prévia (npa@parquesdesintra.pt; 21 923 73 00)