Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Bicicletas elétricas em Sintra permitem pedalar pela Serra sem esforço físico


 

 

 

- Sem poluição e sem ruído

 

- Áudio guias e App para acesso a mapas digitais

 

- Possibilidade de requerer visitas guiadas de bicicleta

 

- Evitam-se esperas em filas de autocarro ou de trânsito

 

- Bilhetes combinados para entrada nos parques e monumentos

 

 

 


A Parques de Sintra lança agora o novo serviço Park E Bike, que permitirá a qualquer visitante passear pela Serra de bicicleta elétrica, e portanto sem grande esforço físico. O aluguer da bicicleta pode ser combinado com bilhetes para os parques e monumentos, bem como com visitas guiadas de bicicleta, e os utilizadores podem ainda descarregar a Aplicação para smartphone (onde se encontram os mapas em formato digital) ou requerer um áudio guia. Assim, todos poderão passear por Sintra em contacto direto com a natureza e sem esforço para pedalar nas subidas, bem como sem poluir, sem ruídos, e sem ter que esperar em filas para autocarros ou no trânsito, e muito menos para estacionar.

São sugeridos 3 percursos com diferentes durações (para os quais é possível requerer previamente uma visita guiada) mas cada utilizador pode optar por fazer o seu passeio livremente pela Serra.

 

 

 

Estas bicicletas dispõem de um pequeno motor elétrico que oferece energia extra nas subidas, bem como face ao vento e que, em geral, retira grande parte da dificuldade de andar de bicicleta. Mantém-se a necessidade de pedalar, mas simplesmente torna-se mais fácil enfrentar as subidas, que em Sintra são por vezes bastante acentuadas.

 

Dado que não é necessário nenhum tipo de preparação física (qualquer pessoa que consiga caminhar a pé também conseguirá utilizar estas bicicletas), é possível a mais visitantes circularem pela Serra de Sintra de bicicleta, desfrutando ao máximo da tranquilidade do local, e de uma forma ecológica, dado que não há qualquer tipo de emissão de carbono.

 

 

 

O Park E Bike, disponível a partir do centro histórico de Sintra (junto aos CTT) todos os dias da semana, terá um custo de 25 Euros para meio-dia de aluguer e de 35 Euros para um dia inteiro, incluindo a bicicleta, mapa com indicação de percursos sugeridos, uma mala pequena, cadeado, capacete (utilização obrigatória) e, para quem o desejar, pode ser disponibilizado um colete refletor (as bicicletas incluem luzes de segurança e refletores). Existem ainda descontos para quem adquirir bilhete para acesso aos parques e monumentos, à entrada dos quais existem equipamentos para parquear as bicicletas (que não podem circular dentro dos parques por razões de segurança).

 

No sentido de fazer face à instabilidade meteorológica tão caraterística de Sintra, está prevista a possibilidade de devolução do valor do aluguer caso chova (Good Weather GuaranteeTM).

 

 

 

As visitas guiadas devem ser agendadas previamente e, além de permitirem descobrir tudo sobre a História e caraterísticas do Património de Sintra, apresentam a grande vantagem de poder conduzir os utilizadores para locais fora dos percursos sugeridos, indicando também os melhores locais para fotos.

 

 

 

Os utilizadores deverão ter entre 1,50m e 1,90m de altura (para se sentarem confortavelmente), e um peso máximo de 100kg (para garantir que a bateria tem a duração necessária). O equipamento tem uma potência de 250 watts e o motor apoia a circulação até 25 km/hora. Tendo em conta as caraterísticas do terreno da Serra de Sintra, a bateria tem uma duração adequada para 30km, o que permite fazer qualquer um dos percursos sugeridos. Recomenda-se a utilização de vestuário e calçado confortável, com várias camadas de roupa, evitando casacos pesados ou peças que dificultem a mobilidade.

 

 

 

Percursos sugeridos:

 

- King of the Hill: percurso de 6km e duração de estimada de 1 hora, passando pelo Parque da Pena e pelo Castelo dos Mouros. Adequado para um aluguer de meio-dia.

 

- Garden Romance: percurso de 13km e duração estimada de 2 horas, incluindo passagem pelo Parque de Monserrate e Convento dos Capuchos. Sugerido para um passeio fácil de um dia inteiro.

 

- Sintra Parks Epic: percurso de 23km, com uma duração estimada de 4 horas e passagem por 5 monumentos (Palácio Nacional de Sintra, Parque de Monserrate, Convento dos Capuchos e Chalet da Condessa d’Edla). Sugerido para um dia inteiro de passeio.

 


 

 

 

Preços*:

25 Euros: meio-dia

35 Euros: dia inteiro

- Inclui bicicleta, mapa com percursos sugeridos, mala pequena, cadeado, capacete, colete refletor

- Não inclui os bilhetes de acesso aos parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra, que podem ser adquiridos em conjunto com o aluguer, com descontos.

 

Horário: Todos os dias das 10h às 18h

 

Informações para o público:

+351 922 293 239

parkebike@parquesdesintra.pt

www.parquesdesintra.pt/parkebike