Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

O outono recebe as cores de Mayra Andrade e Rodrigo Leão no Cine-Teatro de Estarreja


Além do Estarrejazz que está de volta no mês de novembro, a programação do CTE para os últimos meses de 2013 apresenta trabalhos novos e de excelência dentro das artes performativas. Ocidente, de Victor Hugo Pontes, Class Enemy, de Nuno Cardoso, e Salto, de André Mesquita, são bons exemplos. Rodrigo Leão e Mayra Andrade são destaques de luxo, aos quais se junta The Weatherman.


Programação Cultural Cine-Teatro de Estarreja
Nova Temporada – setembro, outubro, novembro, dezembro

O outono é também sinónimo de Outonalidades. O circuito de música de pequeno formato ao vivo marca presença no Bar do CTE, pelo 9º ano consecutivo, e com ele chegam os concertos de Birds Are Indie (25 de out.), Kimi Djabaté (29 nov.) e Peixe (13 dez.). Mas não só o Outonalidades se encarrega da programação do Bar. O arranque da temporada no espaço do 1º andar é dado pelo fantástico The Weatherman (27 set.), num concerto acústico e intimista, seguido dos Lissabon (11 out.) e Little Friend (15nov.).

O mês de outubro leva Rodrigo Leão (5 out.) ao auditório do Cine-Teatro de Estarreja. A apresentação de “Songs (2004-2012)” motiva o regresso de um dos melhores músicos e compositores portugueses àquela sala de espetáculos municipal. No final do mês, André Mesquita (Tok’Art) coloca em cena “Salto” (26 out.), trabalho estreado em junho, com dois bailarinos em palco que mantêm um diálogo abstrato entre o corpo e o pensamento.

Já em novembro, mas ainda dentro das artes performativas, Estarreja recebe “Class Enemy” (16 nov.), uma adaptação do encenador Nuno Cardoso ao original de Nigel Williams. Antes chega a 8ª edição do Estarrejazz que este ano conta com a estreia absoluta da Big Band Estarrejazz (2 nov.), composta por jovens músicos e que concretiza o passo seguinte na vertente formativa do festival. Do restante cartaz sobressaem nomes como Perico Sambeat (1 nov.), Tahina Rahary (Afterhours 1 e 2 nov.), Daerr-Bica-Stick (8 nov.), Carlos Barretto “Lokomotiv” (9 nov.) e Paulo Santo Trio (Afterhours 8 e 9 nov.).

Mayra Andrade ilumina o mês de dezembro no Cine-Teatro de Estarreja, inserido na digressão de “Lovely Difficult”, último álbum da diva cabo-verdiana. “Ocidente”, a nova peça de Victor Hugo Pontes que aborda a vida contemporânea, marca presença no Cine-Teatro de Estarreja a 7 de dezembro. A caminhar para o espírito natalício, as celebrações arrancam com os Gospel Collective, num concerto de música espiritual negra, e terminam com o clássico Quebra-Nozes, pelos bailarinos da Russian Classical Ballet, convidando a entrar num universo de sonho e fantasia.

Os bilhetes já se encontram à venda online. A Bilheteira do CTE reabre ao público na próxima terça-feira, dia 10 de setembro.

 

Projeto Educativo no grande ecrã

 

O cinema é uma das novidades inseridas no Projeto Educativo do Cine-Teatro de Estarreja. “Filminhos Infantis” são sessões de curtas-metragens de animação para crianças do pré-escolar ao 1º ciclo, seguidas de oficinas temáticas onde os participantes aprendem técnicas que dão movimento aos desenhos por si criados. Os “Filminhos Infantis” vão estar em exibição no Cine-Teatro de Estarreja nos dias 24 de outubro, 21 de novembro e 19 de dezembro, às 10h30.

Além do cinema, também as artes performativas, que fazem do Projeto Educativo do CTE um programa cada vez mais procurado por famílias e escolas, marcam as propostas do quarto trimestre. Barriga da Baleia (13 e 14 out.), Mito Móvel (17 e 18 nov.) e Pé Ante Pés (15 e 16 dez.) chamam novos públicos ao teatro.


Para os mais jovens, a competição PANOS está à porta e com ela chegam as inscrições para o Grupo de Teatro Juvenil do CTE que decorrem até dia 21 de setembro.

+

http://www.cineteatroestarreja.com
http://www.facebook.com/cinestarreja
http://twitter.com/CTE__

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.