Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Festas de São Roque no Mundo – Traços de Cultura



As Festas de São Roque no Mundo – Traços de Cultura constituem-se como uma partilha criada através de música, conferências e cerimónias religiosas, pondo em diálogo as comunidades de São Roque espalhadas pelo mundo. Numa iniciativa da Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, decorrem de 4 a 7 de outubro de 2013, sendo a sua abertura marcada, singularmente, por uma Missa em Fado, sublinhando a distinção, como Património da Humanidade, da mais conhecida expressão musical portuguesa.

O ponto de encontro é o Museu da Farmácia, em cujo auditório as conferências são proferidas por prestigiados especialistas da História da Arte, Antropologia, Arquitetura, Sociologia, Turismo Religioso, Saúde e Medicina, oriundos de três continentes, de França, Bélgica, Itália, Espanha, Cabo Verde, Brasil e Canadá.

O património nacional e internacional ligado a São Roque é o centro do debate. Desde Montpellier (França), a cidade de nascimento do Santo, à prestigiada Igreja e Scuola Grande di San Rocco de Veneza (Itália), com obras do Mestre Tintoretto, até às recentes classificações, como Património de Interesse Turístico Nacional, das Festas de São Roque de Llanes (Espanha), ou ao Festival Nhô São Roque da Cidade Velha (Cabo Verde), organizado pela Associação de Pescadores e Peixeiras da Cidade Velha, com o apoio da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, declarada Património da Humanidade, pela Unesco (2009).

O Programa inclui a Novena de São Roque, uma obra musical de Fr. José Marques e Silva, encomendada pela Irmandade de São Roque, em 1832, durante a crise de cólera-morbus que assolou a cidade de Lisboa. Cumprindo-se 181 anos sobre a sua primeira apresentação na Igreja de São Roque, esta Novena é agora executada pelo grupo Capella da Patriarchal, com direção de João Vaz.

Cumprindo os 507 anos da primeira apresentação da Relíquia de São Roque à cidade de Lisboa, a Irmandade da Misericórdia e de São Roque de Lisboa cumpre o seu compromisso secular, realizando ainda uma Procissão Solene, com a Imagem e a Relíquia de São Roque, pelas ruas do Bairro Alto, que este ano cumpre os 500 anos.

 

Mais informação em: www.irmandadesaoroque.pt
Contactos: irmandadesaoroque@gmail.com
      Tel.: +351 213 235 066