Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Voluntariado em Sintra a atingir limite de inscrições

 

 

 

A Ação de Voluntariado que a Parques de Sintra está a organizar para a manhã de 9 de novembro na Tapada de Monserrate, com vista à erradicação de espécies arbóreas infestantes (arranque de plantas invasoras, tais como as acácias), conta já com cerca de 250 voluntários inscritos, aproximando-se do limite de capacidade de receção de participantes.

 

 

 

Esta ação de voluntariado contará com a presença do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, que se aliou à iniciativa, juntando-se às centenas de voluntários inscritos para a atividade.

 

 

 

As inscrições encerram dia 6 (amanhã), e o limite de participantes é definido de acordo com a capacidade dos colaboradores da empresa em coordenar os vários grupos e com o respeito pelas condições de segurança necessárias. Os voluntários serão acompanhados por técnicos, na sua maioria biólogos que, durante todo o ano, estão presentes nas ações do projeto BIO+Sintra, conduzido pela Parques de Sintra.

 

A inscrição prévia é obrigatória e, devido ao elevado número de inscritos, a empresa disponibiliza um autocarro a partir da estação de comboio de Sintra, entre as 8h30 e as 9h15, para transporte até à Quintinha de Monserrate. As equipas seguem posteriormente para vários talhões da Tapada de Monserrate.

 

 

 

A iniciativa terminará ao final da manhã com a celebração do Magusto, ou seja, com castanhas e água-pé, enquanto os participantes têm também a oportunidade de visitar as instalações da Quintinha de Monserrate, nomeadamente as áreas hortícolas, linha de água e os animais que ali habitam (burro, ovelhas, coelhos, galinhas, entre outros).

 

 

 

As espécies infestantes (introduzidas como ornamentais no século XIX) são muito difíceis de erradicar, apresentando-se como uma forte ameaça não só para a flora como também para a fauna da Serra de Sintra. Devido ao seu rápido crescimento dominam as espécies autóctones, prejudicando o desenvolvimento de árvores como o Carvalho Português, o Carvalho Alvarinho, o Sobreiro e os Medronheiros, entre outros. No que respeita à vida animal são de particular perigo para alguns tipos de aves, como é o caso da Águia-de-Bonelli, dado que formam habitats cerrados pouco adequados para garantir acesso a alimento, e também para espécies como o Lagarto de Água, uma vez que as infestantes não permitem o crescimento da vegetação ao longo das margens das ribeiras e linhas de água, onde estes animais nidificam e procuram abrigo.

 

 

 

Nesta ação de voluntariado, organizada no âmbito do projeto BIO+Sintra (conduzido pela Parques de Sintra com cofinanciamento da Comissão Europeia), o arranque de infestantes (Acácias, Pitosporos e Áquias) será manual (pedindo-se aos participantes que tragam luvas), dado que as espécies são ainda jovens e esta é a forma mais eficaz. Após terem sido arrancadas serão acumuladas e recolhidas pelas equipas da Parques de Sintra.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.