Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Agenda para Janeiro do Adufe-sons mundo

Dia 10 - 6ª feira - Dj Set - "Viagens musicais" com Pezinhos de Coentrada - 22 horas

Pezinhos de Coentrada é um Selecta que vai sendo frequentador do palco do Adufe-sons do mundo caracterizando-se como um fã do Rock Folk. Para esta noite irá preparar-nos uma noite de sonoridades relacionadas com o Rock e o Punk Folk.

Dia 11 - Sábado - Concerto - Mamadu Baio Super Camarimba (Guiné-Bissau) - 22.30horas

Natural da Guiné-Bissau, Mamadu Baio nasceu numa pequena aldeia no leste deste país chamada Tabato, a qual é bastante conhecida pela sua tradição na construção de instrumentos tradicionais (balafon, kora, djambé, dundumbá, etc.), assim como na perpetuação da sua tradição enquanto griots.

Músico profissional do estilo afro-mandinga, Mamadu Baio esteve no Mali a gravar um CD de originais, no estúdio Moffou, do artista Salif Keita.

A actuarem, desde 1997, por todas as partes da Guiné-Bissau, incluindo os Centros Culturais Português e Franco-Guineense e Mansa Flema também tiveram a honra de actuar para audiências de representantes oficiais de outros países, ONG’s e convidados especiais.

Dia 17 - 6ª Feira - Dj Set - Noite Balcânica com DJ Pralenka - 22 horas

As paisagens musicais dos Balcãs regressam ao Adufe-sons do mundo pela mão do Dj Pralenka. Num Janeiro que começa com muito frio e chuva os sons quentes e desconcertantes dos Balcãs irão aquecer o ambiente e não deixaram ninguém indiferente.

Dia 18 - Sábado - Concerto - Marfa -- 22.30horas

Marfa é um projecto militante de canções para a luta, de Pedro Penilo, Tiago Santo e Rui Alves. A banda foi criada em Janeiro de 2013 e estreou-se em Julho, no Festival Ervançum. Todas as canções - adaptações ou originais - são cantadas em português. Podemos encontrar Brecht, Lopes-Graça, Woody Guthrie e Victor Jara juntos no mesmo espectáculo, a par de originais da banda. Os temas são a luta, o trabalho, a exploração e a vida dos explorados. Tudo sempre carregado de energia e ânimo.

Marfa é o nome da camponesa que avança para a criação de uma cooperativa, no filme do realizador soviético Sergei Eisenstein "Linha Geral (O Velho e o Novo)".

Pedro Penilo - letras, adaptações e voz Tiago Santos - música e guitarra Rui Alves - bateria

 

Dia 24 - 6ª feira - Dj Set - Dj Naicker Bee/ Gaia Sound System - 22 horas

Gaia Sound System celebra a paisagem acústica onde todos os povos se encontram, para falar o mesmo idioma, a música.

Dj Naicker Bee cria uma viagem pelo mundo da World Music, visitando os ambientes sonoros da Ásia, África, Américas e Europa.


E traz-nos nomes como, Kiran Ahluwalia, Tinariwen, Tony Allen, Femi Kuti, Firewater, Rupa & April Fishes, LaBrassBanda, Omiri, Galandum Galundaina, Roncos do Diabo, e muitos outros que têm sido presença no FMM (Festival Músicas do Mundo) e no Festival Med.
Dia 25 - Sábado - Dj Set - World Music com Natty Fred - 22 horas

Esta sexta, Natty Fred regressa para mais uma noite de grande qualidade, como aliás têm comprovado nas suas presenças no palco no Adufe-sons do mundo. As suas abordagens à música realizada nos “4 cantos do mundo” será, certamente, uma agradável viagem pelos sons do mundo.

Dia 31 - 6ª feira - Noite Jamaicana com Selecta Boots - 22 horas

Nesta noite o Selecta Boots traz-nos uma homenagem aos nomes maiores da música jamaicana, através do Ska e Reggae desta ilha caribenha mas também de outras latitudes onde estes géneros musicais se forma enraizando. Uma noite com ritmos bem quentes e onde a qualidade dos músicos escolhidos não deixarão sombra de dúvida para a qualidade musical que aquela ilha possui.