Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

PORTOCARTOON EM LISBOA

A partir de 9 de Outubro

 

Sede da Caixa Geral de Depósitos

 

O Museu Nacional da Imprensa apresenta em Lisboa, a partir de sexta-feira, dia 9, a exposição “PortoCartoon: As Crises”, na sede da Caixa Geral de Depósitos, na Avenida João XXI.

A exposição reúne 60 cartoons sobre o tema “As Crises”, nomeadamente os trabalhos premiados no XI PortoCartoon e os melhores desenhos seleccionados pelo júri internacional do festival presidido por George Wolinski.

Os cartoons patentes correspondem a uma selecção da exposição original, com cerca de 400 obras de todo o mundo, que continua a ser apresentada na Galeria Internacional do Cartoon (MNI).

O vencedor do grande prémio foi o cartunista romeno Mihai Ignat, cujo desenho poderá ser apreciado no local, juntamente com o segundo prémio que foi para o português Augusto Cid, o grande vencedor do PortoCartoon de 2008. A elevada qualidade dos desenhos, levou o júri internacional a atribuir 11 menções honrosas a artistas de 10 países: Austrália, Bulgária, Coreia do Sul, França, Irão, Itália (2), Polónia, Rússia, Turquia e Ucrânia.

Os desenhos expostos pretendem alertar com humor para a crise mundial que se vive e que se faz sentir em todos os países. O PortoCartoon World Festival mostra que, apesar das crises, não há crise no humor.

Público pode votar

A exposição patente na Caixa Geral de Depósitos é acompanhada de uma urna para recolha de votos para o Prémio do Público. Tendo em vista a escolha do melhor desenho na opinião do público, passarão, assim, a funcionar três urnas, estando as outras duas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e no Museu Nacional da Imprensa. Esta votação pública foi estabelecida em 2006, tendo havido já três vencedores de continentes diferentes: Ludo Goderis (Bélgica), Ronaldo (Brasil) e Guozhong ( China).

Organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa com o patrocínio oficial da Caixa Geral de Depósitos (CGD), o PortoCartoon é considerado, pela Federação Internacional de Cartunistas (FECO), um dos principais festivais de humor do mundo. Tem neste momento uma exposição patente em Piracicaba (S. Paulo) e esteve recentemente em França, no festival de St Juste-le-Martel.

O “PortoCartoon” vai estar patente ao público, no átrio principal da sede da Caixa Geral de Depósitos até dia 30 de Outubro, todos os dias úteis, das 8h às 20h, sendo a entrada livre. 

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.