Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

52ª Festa das Vindimas | Palmela - 4 a 9 de setembro

52ª Festa das Vindimas

Palmela celebra tradição vitivinícola

 

Entre os dias 4 e 9 de setembro, Palmela está em festa, com a 52ª edição da Festa das Vindimas. Organizada pela Associação das Festas de Palmela, com o apoio da Câmara Municipal, esta festa está fortemente ligada à tradição vitivinícola do concelho e, em geral, à celebração do trabalho na terra. O programa continua a integrar momentos de grande simbolismo, como a Pisa da Uva e a Bênção do 1º Mosto, o Cortejo dos Camponeses e os Cortejos Alegóricos – este ano, dedicados ao tema “Uma viagem ilustrada por Palmela” - ricamente decorados, com várias dezenas de figurantes e acompanhados por um desfile a cavalo, pelos ranchos folclóricos e pelas marchas das coletividades locais, atraindo, anualmente, milhares de visitantes.

A feira de vinhos da Península de Setúbal, no Largo de S. João, onde o Moscatel de Setúbal é rei, continua a ser, também, um dos principais atrativos desta festividade, local privilegiado de encontro e convívio na reta final do verão.

Muita música, com destaque para o trabalho das diversas coletividades centenárias do concelho e dos artistas locais, gastronomia, desporto, animação e exposição e venda de produtos regionais são mais alguns dos motivos de interesse para uma visita. A anteceder a Festa, no dia 3 de setembro, Palmela elege a sua Rainha das Vindimas 2014, numa Gala que terá lugar no Cineteatro S. João, a partir das 21h30. Na ocasião, será, também, apresentada a Marcha das Vindimas 2014.

            A Câmara Municipal de Palmela presta apoio técnico e logístico à Festa e atribuiu um apoio financeiro no valor de 22 mil euros.

 

Parques de estacionamento promovem segurança:

            Para maior segurança e conforto, a Festa das Vindimas tem à disposição dos visitantes dois grandes parques de estacionamento, junto às principais entradas da vila:

                - na urbanização do Outeiro (Estrada do Cemitério – entrada junto aos Armazéns Gerais CMP);

- no campo “Cornélio Palma”, na Av.ª do Palmelense F. C., junto à Escola Secundária de Palmela e à GNR (a Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito entre este parque e o Largo do Chafariz, no domingo, entre as 14h00 e as 02h00, e na terça-feira, entre as 20h00 e as 02h00).

            Respeite a sinalização e as proibições de circulação e de estacionamento. Sujeito a reboque.