Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Bibliotecas acolhem Exposição “República – Letras e Cores, Ideias e Autores”

 

            A Exposição “República – Letras e Cores, Ideias e Autores” vai estar patente ao público nas Bibliotecas Municipais de Palmela e Pinhal Novo, de 2 a 30 de Novembro e de 2 a 31 de Dezembro, respectivamente.

            Inserida nas comemorações do Centenário da Implantação da República e no programa da Recepção à Comunidade Educativa 2010, a exposição foi cedida pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas (DGLB) e vai estar em itinerância durante o ano lectivo 2010/2011 pela Rede de Bibliotecas Municipais e Escolares.

            A partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal, no final do século XIX e início do século XX, a DGLB convidou 10 ilustradores a tratar plasticamente 10 temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. O resultado mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.

            A exposição poderá ser visitada nos dois equipamentos, no seguinte horário: terça-feira das 10h30 às 21h00; quarta-feira e Sábado das 14h00 às 19h00; quinta e sexta-feira das 10h30 às 19h00. As bibliotecas encerram aos Domingos, segundas-feiras, quartas-feiras no período da manhã e feriados.