Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

O DISCOVERY CHANNEL ASSINALA O DIA MUNDIAL DO ASTEROIDE // 30 DE JUNHO

A maior parte de nós vive à margem desta ameaça. Mas cientistas, engenheiros e astronautas de todo o mundo estão conscientes de que a terra está permanentemente exposta a um terrível perigo cósmico: o impacto dos meteoritos. O Dia do Asteroide faz parte de uma campanha de sensibilização a nível mundial, que nos recorda, a 30 de junho, que os meteoritos são um perigo real, mostrando os últimos avanços dos especialistas para minimizar esse risco. Este ano, o Discovery Channel junta-se de novo a esta iniciativa e dedica grande parte do dia a documentários em que as grandes estrelas são asteroides, cometas e meteoritos. "Como sobreviver a um asteroide" é um dos documentários que vai poder seguir, às 21 horas. 

 

O 'Dia do Asteroide' é uma iniciativa a nível global que pretende sensibilizar a população para os potenciais perigos que representam os asteroides para o planeta Terra, activar o debate sobre possíveis estratégias de defesa e potenciar a investigação de forma a proteger, da melhor forma, as próximas gerações. O Dia do Asteroide celebra-se a 30 de junho, dia do aniversário da maior queda registada no nosso planeta, em Tunguska, na Sibéria, em 1908.

 

 

O 'Dia do Asteroide' é uma iniciativa a nível global que pretende sensibilizar a população para os potenciais perigos que representam os asteroides para o planeta Terra, activar o debate sobre possíveis estratégias de defesa e potenciar a investigação de forma a proteger, da melhor forma, as próximas gerações. O Dia do Asteroide celebra-se a 30 de junho, dia do aniversário da maior queda registada no nosso planeta, em Tunguska, na Sibéria, em 1908.

 

Como já é tradição, o Discovery Channel aliou-se a esta campanha e dedica grande parte do dia a uma programação especial. Documentários protagonizados por asteroides, cometas e meteoritos vão ser estar em destaque, culminando com a estreia de `Como sobreviver a um asteroide', às 21 horas. Neste programa de uma hora, um grupo de especialistas, entre eles Debbie Lewis, responsável pelo Risk & Crisis Management e o conhecido astrofísico Lord Martin Rees, vai mostrar aos espetadores como se pode sobreviver a uma queda de asteroides como a que aconteceu em 2014, na cidade russa de Chelyabinsk, que equivaleu a uma explosão de duas toneladas ou a que exterminou os dinossauros, há 66 milhões de anos.

 

'Como sobreviver a um asteroide' também focará os avanços na defesa do planeta, desenvolvidos no último ano, a participação da Discovery neste movimento global e como as Nações Unidas finalmente reconheceram o 30 de junho como o Dia Internacional do Asteroide. O objectivo é consciencializar todos a respeito desta ameaça e unir a espécie humana para proteger o nosso planeta destes perigosos impactos.

 

O especial vai mostrar algumas dessas ameaças, como Apophis (que assumiu o nome do deus egípcio da destruição), uma rocha espacial de 300 metros de diâmetro e 46 milhões de toneladas que os cientistas acreditavam que poderia embater com a Terra dentro de uns anos. Com imagens da Agência Espacial Europeia, da NASA e dos arquivos de Discovery, com declarações de especialistas, astronautas e activistas, o documentário dá voz à comunidade científica para difundir esta importante mensagem entre os espetadores. O programa vai contar também com a participação dos fundadores do  'Dia do Asteroide', o astrofísico e guitarrista dos Queen, Brian May e o cineasta alemão Grig Richters, que explicarão o porquê deste movimento global de consciencialização ser tão importante para a Humanidade.

 

Durante o dia o Discovery Channel apresenta outros documentários e programas especiais, que vão colocar os espetadores "in the mood" para melhor compreender a questão dos asteroides. Às 15h45, começam as hostilidades com "Como funciona a Terra", onde são explicadas as potenciais consequências de um embate de grandes dimensões com o planeta. Depois às 16h45, seguem-se dois episódios de "A história do Universo", apenas dedicados a cometas e asteroides. Às 18h20 será a vez de ‘Explicar o Cosmos", um programa que será uma viagem em busca destas grandes rochas, de forma a entender a sua origem e o seu interior, com recurso às mais modernas técnicas de animação por computador. Às 20h05, o Discovery Channel leva até à sua casa "Hubble: explorar o Universo", um documentário que nos permite viajar até aos confins do sistema solar com o famoso telescópio.

 

 

 

PROGRAMAÇÃO ‘DIA DO ASTERÓIDE’

 

15:45 Como funciona a Terra

16:35 A história do Universo

17:30 A história do Universo

18:20 Explicar o Cosmos

19:15 Explicar o Cosmos

20:05 Hubble: Explorando o Universo

21:00 ESTREIA: Como sobreviver a um asteróide

22:00 Missão Rosetta

22:55 Rosetta: fim da missão  

23:50 Nasa, ficheiros secretos

00:40 A conquista do Universo

01:30 Bad universe

02:20 Segredos do Universo com Morgan Freeman

03:05 Segredos do Universo com Morgan Freeman

04:50Segredos do Universo com Morgan Freeman

05:35 A ciência do impossível 

 

Exposições_Galeria Monumental

AMÉRICO PRATA - "III/2"

AMÉRICO PRATA (1).jpg

 JOSÉ ANTÓNIO CARDOSO - S/ TÍTULO

JOSÉ ANTÓNIO CARDOSO (1).jpg

 

 

- Exposições individuais de Américo Prata (“III/2”) e José António Cardoso (s/ título)

- Exposições de Pintura

- Inauguração (3 de Junho, sábado, às 18h30)

- Patente de 3 de Junho a 1 de Julho de 2017

 

 

- Galeria Monumental 

- De terça-feira a sábado, das 15h00 às 19h30, excepto feriados

- Campo dos Mártires da Pátria, 101, 1150-227, Lisboa

- Tel: 213 533 848

- Mail: gmonumental@gmail.com

 

 

A Galeria Monumental irá receber dois artistas com exposições individuais de pintura. José António Cardoso, enquanto elemento co-fundador da Galeria Monumental, expõe pela sétima vez neste espaço. Américo Prata, após as duas exposições individuais de pintura intituladas “Caligramas” e “So What”, apresenta a exposição “III/2”.

Marta Moura inaugura exposição no TMJB

Between, de Marta Moura, de 8 de Abril a 25 de Junho, na Galeria do TMJB

 

image001.jpg

 

 

 

image002.jpg

 

 

 

Between, da artista plástica Marta Moura, é a exposição que se segue na Galeria do Teatro Municipal Joaquim Benite. É inaugurada no Sábado, dia 8 de Abril, às 18h, e ficará patente até dia 25 de Junho. Esta exposição é uma colaboração com a Galeria Caroline Pagès.

 

Nas palavras de Marta Moura, “os trabalhos apresentados nesta exposição exploram alusões simbólicas sobre relações e interacções humanas, de encontro e ligação, mutação e permanência, fragilidade e temporalidade, transformação da vida e das coisas. Relações de conexão ou analogia, partilha ou duplicidade, conversão ou passagem... A pintura permeia-se de objectos, marcas e lugares, num encontro simbólico com a vida, figurando-se de novos sentidos.”

Marta Moura (n. 1978) é licenciada em Pintura pela ESAD – Caldas da Rainha e Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. De entre as exposições individuais destacam-se Meet me at the bridge (2016), Vanitas (2014),Velocidade (2013) e Lost and Found (2012). Das exposições colectivas destacam-se Masquerade (2015), Diálogos com as obras do Museu Bienal de Cerveira (2015), Atlas secreto (2014), XV Bienal de Cerveira (2009), Pavilhão de Portugal (2009), Rasura (2007), Opções & futuros (2006) e Controlo remoto (2005). Foi seleccionada para o Jeune Création Européene (2011-13), para o International Call for Young Artists (2009) e para o Prémio de Pintura Ariane de Rothschild (2007). Está representada em diversas colecções públicas e privadas em Portugal, Espanha, França e Áustria.

 

TEATRO MUNICIPAL JOAQUIM BENITE | GALERIA | M/6

8 ABR a 25 JUN | QUI a SÁB das 19h às 21h30 | DOM das 15h às 19h30 | Em dias de espectáculo a galeria está aberta a partir das 19h00

 

PREÇO: ENTRADA LIVRE  

 

INFORMAÇÕES: +351 212 739 360

TRÓIA RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ BIOBLITZ

 

 

Junte-se às equipas de investigadores que estudam a biodiversidade de Tróia e seja cientista por um dia!

 

image004.jpg

 

Realiza-se nos próximos dias 24 e 25 de Junho, a primeira edição do “Tróia BioBlitz” – uma inventariação relâmpago da biodiversidade da península de Tróia e do estuário do Sado. Com entrada gratuita e aberto ao público em geral, este evento é uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies identificadas, trabalhar lado a lado com investigadores e conhecer melhor a fauna e flora de Tróia.

 

“Há quase duas décadas que o TROIA RESORT desenvolve um programa de monitorização ambiental para promover um desenvolvimento equilibrado de Tróia”, afirma Célia Ferreira, Diretora de Gestão Ambiental do TROIA RESORT. “Nesse sentido, a realização de um BioBlitz em Tróia é a evolução natural do trabalho realizado e uma forma de educar e sensibilizar o público em geral para o ambiente e a biodiversidade”.

 

“Que seres vivos existem em Tróia?” é a pergunta de partida para dois dias de atividades em que os participantes vão ter a oportunidade de descobrir aves, insetos, mamíferos, plantas e ainda a zona entre-marés. O “Tróia Bioblitz” vai contar com o apoio de biólogos e investigadores ligados às diversas áreas da biodiversidade que prometem orientar os participantes no reconhecimento das espécies. Além das atividades no terreno, os participantes vão ter ainda a possibilidade de participar em trabalho de laboratório.

 

Quantas espécies vai conseguir descobrir? O desafio está lançado!

Mafra revive “um dia na construção” do Real Edifício de Mafra

image002.jpg

 

 

Nos próximos dias 24 e 25 de junho, a vila de Mafra viaja até ao tempo da construção do seu ex-libris. Mais de 100 figurantes voluntários dão vida a uma recriação histórica realizada no ano em que se assinalam os 300 anos do lançamento da primeira pedra do Real Edifício de Mafra. Num espaço habitualmente vedado ao público, poderemos assistir a cenas que evocam a vida do século XVIII e a corte de D. João V.

Numa organização da Câmara Municipal de Mafra, a viagem começa com um frade franciscano a descrever as cerimónias do lançamento da primeira pedra, em 17 de novembro de 1717, prolongando-se até 1730, após a sagração da Basílica. O público poderá observar a recriação de uma mostra dos trabalhos desenvolvidos ao longo destes 13 anos de construção, com pedreiros, canteiros, carpinteiros, tanoeiros e serralheiros em ação, assim como dos projetos de arquitetura e do processo das encomendas régias.

Além dos milhares de trabalhadores anónimos que serão homenageados nesta recriação histórica, os visitantes poderão conhecer também melhor alguns dos principais intervenientes no processo de construção, tais como D. João V, D. José I, D. António (irmão do Rei), o Arquiteto Ludovice, António Gravo (mestre da Real Obra), António Soares Faria (tesoureiro), Custódio Vieira (engenheiro da Real Obra), D. Francisco Xavier de Menezes (Conde da Ericeira) e Correia de Abreu (Oficial da Secretaria de Estado).

O público poderá escolher uma das datas disponíveis e assistir aos diversos momentos que se vão repetindo durante a tarde, a partir das 15 horas, com a última entrada às 18 horas. A entrada é gratuita e faz-se pelo torreão sul.

A GUARDA FLORESTAL DE WASHINGTON REGRESSA AO DISCOVERY CHANNEL // ESTREIA A 28 DE JUNHO ÀS 21 HORAS

Os rangers do Departamento de Pescas e Vida Selvagem de Washington (WSFW) regressam ao Discovery Channel para uma nova temporada de Polícias Ecológicos. Por implacáveis terrenos montanhosos e zonas costeiras super populadas, as câmaras vão seguir estes agentes, que lutam para proteger a riqueza natural deste estado norte-americano. A nova temporada arranca a 28 de junho, às 21 horas.

 

 

 

Manter a vida selvagem resguardada é a principal preocupação dos funcionários do Departamento de Pesca e Vida Selvagem do estado de Washington. Os protagonistas de 'Polícias Ecológicos' estão encarregues da proteção de um imenso tesouro nacional, repartido em três parques nacionais: Cascatas do Norte, Monte Rainier e Monte Olympic. Aqui prosperam inúmeras espécies de árvores que valem o epíteto de Evergreen State (Estado sempre verde). Estes bosques estatais, atravessados por vários rios vindos das Montanhas Rochosas, cobrem quase metade do estado e precisam de forças de segurança eficazes que protejam a sua integridade.

 

Junto dos agentes da WSFW, os espetadores do Discovery Channel, vão embarcar numa viagem pelas implacáveis cadeias montanhosas na parte ocidental do estado e pelos serpenteantes caminhos junto ao litoral, por mais de 250 quilómetros de costa. Na primeira temporada, vimos estes agentes perseguir fugitivos pelo pântano, ir atrás de pescadores furtivos de salmão, apanhar traficantes de droga e salvar uma família de ursos, devolvendo-os em segurança à natureza. Os agentes tiveram ainda momentos de grande tensão, mas também de grande satisfação,  quando conseguiram evitar um suícidio.

 

Nos novos episódios visitaremos o porto de Seattle, onde o sargento Erik Olson vai repreender um pescador fora da lei e daremos um salto a Okanogan, onde o sargento Mike Jewell vai liderar uma missão para salvar um urso pardo. 

Em vários episódios vamos assistir à Polícia da WDFW a proteger a vida selvagem e a impedir delitos que podem causar danos irreparáveis na natureza. Dois caçadores de ursos vão ser capturados pelos "rangers", um casal vai ser apanhado em actos menos próprios num espaço público, um ladrão de lojas será também detido por estes homens valentes, que nunca têm dias aborrecidos e um deles terá um encontro complicado com uma cascavel venenosa, numa incursão por uma zona deserta.

 

Polícias Ecológicos, a estreia da nova temporada está agendada para 28 de junho, às 21 horas, no Discovery Channel. 

 

Destaques de junho: Junho calmoso, Hollywood Medium formoso no E!

Kevin McHale.jpg

 

 

ESTREIAS

 

Botched

Os cirurgiões plásticos mais famosos de Hollywood já estão com pinças, bisturis e tesouras preparadas para os desafios que aí vêm. Os doutores Terry Dubrow e Paul Nassif, vão ter dois episódios especiais no domingo. Um com os casos mais chocantes das celebridades e outro episódio com o antes e o depois das operações. Para assistir à transformação de casos que quase parecem impossíveis, veja estes dois episódios especiais dia 25 de junho, no E!.

Data de Emissão: 25 de junho às 22h e 22h30.

 

 

NOVOS EPISÓDIOS

 

Hollywood Medium with Tyler Henry S2B

Tyler Henry está de volta para concluir a 2ºTemporada, no dia 4 de junho, no E!. Nomes como Jenna Dewan-Tatum, Janice Dickinson, Reza Farahan, Dr. Drew Pinsky e as irmãs Khloé Kardashian e Kylie Jenner vão se sentar com Tyler para que ele consiga ligar-se às pessoas que já partiram. Tyler já tem este dom desde os 10 anos e a sua missão é conseguir ajudar a perceber certos acontecimentos na vida de cada pessoa, trazendo tranquilidade. São 14 episódios de uma hora, com muita emoção e revelações das suas celebridades preferidas.

Data de Estreia: 4 de junho às 21h

SÉRIES

 

Keeping Up with The Kardashians S13

Depois de uma temporada muito intensa desde o roubo de Paris até Kim e Kanye quererem ter mais um filho, a temporada chega ao fim este mês. Mas calma, ainda vai poder assistir a alguns episódios que não o vão deixar ficar indiferente. Os seus domingos vão continuar a ter muito drama, animação, romance e união no E!

Data de Emissão: Domingos às 20h

Último episódio: 18 de junho às 20h

 

 

Second Wives Club

As suas sextas-feiras têm sido uma animação com as seis mulheres Shiva Safai, Katie Cazorla, Veronika Obeng, Shawna Craig, Tania Mehra e Morisa Surrey do Second Wives Club. Desde as mansões, às joias o luxo é uma coisa que já estão habituadas, não fossem elas casar com homens ricos de Los Angeles. O problema é que este não é o primeiro casamento e se calhar nem o segundo, por isso continue a acompanhar os dramas, o luxo e os segredos do Second Wives Club, no E!

Data de Emissão: Sextas-feiras às 21h

Último episódio: 30 de junho às 21h

 

Toda a informação sobre estas séries está disponível na página de Facebook do canal.

O canal E! pode ser visto em:

Cabovisão: E!: Posição 96
MEO: E! HD: Canal 101 // E! Canal 102
NOS: E! Posição 56 // E! HD Posição 82
Vodafone: E! HD: Canal 142 // E! Canal 143

Noites de animação do Casino Lisboa em Junho

As noites de animação no Casino Lisboa distinguem-se pelas inovadoras sugestões de música ao vivo. Em Junho, o palco-multiusos do Arena Lounge recebe, de Quarta-Feira a Sábado, um elenco de propostas musicais a não perder. Com um programa diversificado, o Casino Lisboa propõe, ainda, de Quinta-Feira a Sábado, pouco depois da meia-noite, diferentes DJ’s que seleccionam os ritmos ideais, prolongando o ambiente festivo até de madrugada. A entrada é livre.

 

Com uma proposta revivalista, os The Peakles são uma banda de tributo aos Beatles que inicia, a 31 de Maio, um curto ciclo de actuações no Arena Lounge. Recusam ser um grupo "look alike", apostando, ao invés, na sua própria interpretação dos êxitos da mítica banda de Liverpool. A não perder, até 3 de Junho.

 

Os The Peakles iniciaram, em 2013, o seu percurso musical, tendo, logo de seguida, recebido um convite para integrar o cartaz do mítico festival “Internatinal Beatle Week 2014”, em Liverpool, onde apresentaram 10 concertos, sempre esgotados, em salas como “The Cavern” e o luxuoso “The Adolphi Hotel”. Foram, assim, a primeira e única banda portuguesa a fazer parte deste festival. O vocalista Nelson Mendes será acompanhado por Pedro Parreira na guitarra, Luís Félix no baixo, Ricardo Monteiro nos teclados e André Conceição na bateria.

 

 

Noutro aguardado ciclo de actuações, os Tamla apresentam-se, de 7 a 10 de Junho, no Arena Lounge. A vocalista Elisabete Brás partilha o palco com André Mendes nas teclas, e João Colaço na bateria.

Tamla - Foto1.jpg

 

 

Desta sua essência, o estilo perdura na “alma” característica à sua representação. O som da Motown chega-nos como título de criação de três performers sincrónicos, evocando os mentores e sucessores desta vibração musical única.

 

 

Os Chronicle News reencontram-se, de 14 a 17 de Junho, com os visitantes do Casino Lisboa. Num estilo muito próprio, a vocalista Rita Viegas será acompanhada por Rui Mação na guitarra, Frederico Carvalho no baixo, e Ricardo Daniel na bateria.

 

Os Chronicle News convidam o público a viajar pelo tempo, recordando temas que marcaram as últimas décadas no panorama musical. A banda presta homenagem a numerosas estrelas como, por exemplo, Amy Winehouse, Adele, Creedence Clearwater Revival, Clã, Rui Veloso, Beatles, Cranberries, Sheryl Crow, Maroon 5, Bryan Adams, Adam Lambert, Amy McDonald, Snow Patrol, Radiohead, Coldplay, Duffy ou John Mayer.

Por sua vez, a banda RedSox apresentam-se, de 22 a 24 de Junho, no Casino Lisboa para interpretar um reportório pop/rock que reúne alguns dos grandes êxitos da actualidade.

 

Red Sox.jpg

 

Com influências muito distintas, desde o soul ao metal, passando pelo rock e pelo funk, a vocalista Ru Vasconcellos partilha o palco com Raquel Simões na guitarra, Sara Costa no baixo e João Nuno Barros na bateria.

 

 

Com um enquadramento inovador, os Soundsuite propõem, de 28 de Junho a 1 de Julho, a reinvenção de várias composições com arranjos originais que oferecem novas perspectivas sobre os temas, com uma base acústica e exploração de sons e timbres. 

 

Bem conhecidos dos visitantes do Casino Lisboa, os Soundsuite reúnem, em palco, o vocalista Nuno Craveiro acompanhado pela sua guitarra, Luís Pinto no baixo, Fábio Rodrigues na bateria e percussão, e Diogo Gonçalves na flauta transversal, melódica e teclados.

 

 

Arena Lounge - Jukebox

O programa de animação musical culmina com as dinâmicas sonoridades da Juke Box. Diferentes DJ’s seleccionam de Quinta-Feira a Sábado, pouco depois da meia-noite, os ritmos ideais para um público predominante jovem. A entrada é livre.

 

Programa de Junho

01 - Nery

02 - Johnny Deep

03 - Dj Al

 

08 - Pan Sorbe

09 - Diogo Pires

10 - Bruno Safara

 

15 - Ka§par & Cherry Bass

16 – Mr. Mute

17 - John Holmes

 

22 - Nuno di Rosso

23 - Luis Leite

24 - Luis Patraquim

 

29 - Pelota

30 - Yugo Dee

 

Por imperativo legal, o acesso aos espaços do Casino Lisboa é reservado a maiores de 18 anos.

MeaJazz - 1º Festival de Jazz da Mealhada

 

 

240px_e593922dab118c4661138.png

 

A Câmara Municipal da Mealhada promove nos dias 30 de junho e 1 de julho o MeaJazz - 1º Festival de Jazz da Mealhada. O evento vai acontecer na Quinta da Nora (centro da cidade, junto ao IC2) e tem entrada livre.

Esta primeira edição traz à Mealhada projetos de diversas nacionalidades.
O cartaz diversificado promete provocar emoções para todos os gostos: Orquestra Jazz de Leiria, El Show de Dodó (Espanha), Jeff Davis Trio (Canadá/Portugal), Andrea Bucko (Eslováquia), The Rite of Trio (Portugal), José Valente (Portugal) e Jazz Pá (Brasil/Portugal).
Para o segundo dia do festival está reservada uma grande festa, quando em palco se reunirem mais de 40 músicos.