Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

‘A EXTINÇÃO DO BACALHAU’ RETRATA A CRISE AMBIENTAL QUE SE VIVE NOS ESTADOS UNIDOS // ESTREIA A 17 DE SETEMBRO

O Discovery Channel revela a crise política e social provocada pelas alterações climáticas e os abusos cometidos pelos humanos em Nova Inglaterra, nos Estados Unidos. Esta região norte-americana, cuja economia assentava tradicionalmente na pesca do bacalhau, encontra-se a atravessar uma fase difícil, que afeta quase todos os que aí vivem. Também em Portugal, que consome quase 20% de todo o bacalhau capturado no mundo, pode vir a sofrer repercurssões. "A extinção do Bacalhau" , que estreia a 17 de setembro, mostra o outro lado da mesa, num documentário sobre uma dura realidade nos Estados Unidos. 

 

pastedImage.png

 

Nova Inglaterra é uma região no noroeste dos Estados Unidos com uma identidade cultural bem definida, herdada dos primeiros colonos britânicos. De facto, 90% dos seus mais de 14 milhões de habitantes, repartidos pelos estados do Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont, é composta por descendentes britânicos. Um dos principais sinais de identidade da região é o bacalhau, um dos manjares favoritos dos habitantes, que persiste desde a época prévia à revolução americana.

 

Mas nos últimos tempos, a pesca no golfo do Maine, uma enorme fonte de sustento para várias gerações da zona, tem estado ameaçada, convertendo o comércio mais lucrativo da região numa autêntica ruína.

 

As localidades que baseavam a sua subsistência nesta espécie estão a sofrer pela desertificação enquanto que os poucos que ficam pedem às autoridades ajuda para poderem continuar nesta actividade. 'A extinção do Bacalhau', um documentário com o selo de qualidade Discovery Impact, estreia a 17 de setembro, às 22 horas, para mostrar o colapso do 'fiel amigo' em Nova Inglaterra, devido à pesca excessiva, as mudanças climáticas e as medidas que os cientistas e políticos estão a colocar em marcha para restabelecer a espécie na região.

 

Entre as principais causas do desaparecimento do bacalhau está o aumento da temperatura da água - é uma espécie que prospera em águas mais frias - e a pesca excessiva. Investigadores marinhos asseguram que, neste momento, a população de bacalhau é de apenas 3 ou 4% nas águas da zona. Como resultado, depois de proibirem a pesca do bacalhau no Golfo do Maine, as autoridades federais têm aplicado duras medidas restritivas de forma a recuperar a espécie.

 

As medidas têm prejudicado, e muito, as famílias de pescadores que tradicionalmente têm vivido da pesca do bacalhau, colocando toda uma comunidade contra cientistas, reguladores e governo federal.

 

'A extinção do bacalhau' vai mostrar aos espetadores do Discovery Channel todos os pontos de vista desta crise: dos pescadores aos cientistas, dos políticos aos reguladores, de forma a oferecer uma visão global com a qual possamos todos aprender e que poderá servir de exemplo para outros conflitos que as mudanças climáticas irão provocar no futuro.

 

‘A extinção do bacalhau' estreia domingo 17 de setembro às 22 horas no Discovery Channel.