Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

AMAC, 5 DE OUTUBRO, 15H30 | "DE COR&SOM"

 

 

O Auditório Municipal Augusto Cabrita recebe, no dia 5 de outubro, pelas 15h30, no Piso 1, a estreia de uma performance experimental de sinestesia audiovisual. DE COR&SOM - Sinestesia ao Vivo: Pintura, Música e Computers visa assinalar o encerramento da Exposição “Entre o 8 e 6A”, dos artistas Miguel Amaral e Ricardo Guerreiro, que ocuparam o Ateliê Municipal do Barreiro em 2013/14.

 

A sinestesia é o particular estado em que dois sentidos são estimulados pela mesma fonte, por exemplo em que as cores e luzes emitem sons.

Em colaboração com o LabIO (Laboratório de Interação e Oralidade) as obras visuais dos artistas foram transformadas em paisagens sonoras por um processo chamado “sonificação de imagem”, e serão propostas ao público. Este processo será demonstrado ao vivo utilizando um sofwtare criado para ajudar cegos a captar a informação de cor e luz através do som.

A pintura ao vivo desenvolverá e com ela a paisagem sonora associada que será acompanhada por músicos convidados que improvisarão no momento, influenciando a criação visual.

O resultado da performance será uma peça visual e sonora na qual o público poderá presenciar o ato de criação e interagir com ele.

CMB