Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

: Até 15 de outubro | Exposição “O que se vê quando aqui de cima” no Silo-Espaço Cultural

Exposição de Pintura e Desenho no NorteShopping até dia 15 de outubro

 

Exposição “O que se vê quando aqui de cima” no Silo-Espaço Cultural

image006.jpg

 

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping recebe, de 17 de setembro a 15 de outubro, uma nova exposição de pintura e desenho, intitulada “O que se vê quando aqui de cima”.

 

A exposição apresenta os mais recentes trabalhos de quatro artistas, que estarão dispostas nos dois pisos da Galeria. No piso superior poderão ser vistos os trabalhos de David Lopes e de Rodrigo Queirós e no piso inferior os trabalhos das artistas Ana Margarida Rocha e Carolina Sales Teixeira.

O trabalho destes artistas apresenta uma grande preocupação em desenvolver um processo específico de trabalho, através do qual a obra se vai desenvolvendo e experimentando. Esta característica é possível identificar em vários elementos dialogantes nos seus trabalhos. Segundo o curador, Nuno Malheiro Sarmento, “este diálogo e proximidade podem ser observados especialmente entre o trabalho dos artistas que expõem em conjunto as suas obras, em cada um dos pisos”.

Com entrada gratuita, a Exposição de Pintura e Desenho “O que se vê quando aqui de cima” pode ser visitada no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no Piso 0), de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 20h00 e aos fins de semana das 12h30 às 22h00.

 

As exposições no Silo-Espaço Cultural inserem-se na Política de Arte Pública da Sonae Sierra, a qual se propõe fomentar a criação artística e respetiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as mostras de Arte induzem efeitos positivos a quem as contempla e usufrui da sua presença.

 

 

Sobre os artistas

 

Ana Margarida Rocha

Nasceu no Porto em 1990. Licenciada em Artes Plásticas, Ramo de Pintura, FBAUP (2012). E com mestrado em Pintura, FBAUP (2014), expõe regularmente como artista plástica desde 2010. Recebeu o Prémio Viana de Lima em 2015. Para além da especialização em Pintura, tem privilegiado as áreas das Técnicas de Impressão e das Técnicas do Vidro. Integrou a equipa de investigação do projecto pluridisciplinar IJUP “Vidro e impressão: Criação de substratos e matrizes de impressão alternativas”. Entre Novembro de 2015 e Abril de 2016, foi Bolseira da FCT no âmbito da Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica, Grupo de investigação: Contemporary Materials and Creativity / NOVA.ID.FCT. É actualmente aluna de Doutoramento em Artes Plásticas, na FBAUP.

 

Carolina Sales Teixeira 

Nasceu em 1992 em Moçambique. Em 1995 chega a São Miguel, nos Açores, onde permanece até 2010. Licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, fez um ciclo de estudos na Academia de Belas Artes em Viena, no estúdio de Pintura Abstracta. É em 2016, aluna de Mestrado em Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

 

David Lopes

David Lopes nasceu em 1993 e é natural do Porto. 

Em 2016 concluiu a Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Atualmente, frequenta o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão na mesma instituição.

 

Rodrigo Queirós

Rodrigo Queirós estudou cerâmica na escola artística Soares dos reis. Completou em 2016 o curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes do Porto. Fez Erasmus na Ecole de Beaux Artes de Paris onde desenvolveu a técnica da gravura e do desenho,  neste momento está a fazer o Mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão na FBAUP.