Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

«Atlantic On Bike» - Algarve é cada vez mais um destino de cicloturismo

Creditos Helio Ramos.jpg

 

«Atlantic On Bike»: descobrir a região de bicicleta

 

ALGARVE É CADA VEZ MAIS UM DESTINO DE CICLOTURISMO

 

A Região de Turismo do Algarve acaba de formalizar a adesão ao projeto «Atlantic On Bike – Um destino de cicloturismo ímpar para um crescimento sustentável», que visa precisamente desenvolver a sustentabilidade turística do destino baseada na rota ciclável transnacional EuroVelo 1 – Rota da Costa Atlântica.

 

Seguindo a fronteira ocidental da Europa, a rota EuroVelo 1 combina ao longo de mais de 9100 quilómetros os majestosos fiordes da Noruega, a costa selvagem da Irlanda e as praias banhadas pelo sol de Portugal.

 

De leste para oeste, da fronteira espanhola até Sagres, a EuroVelo 1 cruza o Algarve num percurso de mais de 200 quilómetros de extensão designado por Ecovia do Litoral, conduzindo os cicloturistas às paisagens magníficas da costa algarvia e oferecendo encantos para todos os gostos.

 

No sítio da Internet euroveloportugal.com/pt é disponibilizada toda a informação sobre a rota EuroVelo 1 em Portugal, dividida em secções, com a descrição da rota, informações sobre transporte público, sinalização, código da estrada, percursos GPS e aluguer de bicicletas. Ao todo são 18 as secções nacionais, das quais cinco atravessam o Algarve, incluindo a Ecovia do Litoral Sudoeste, mais recente, com início em Sagres.

 

O projeto «Atlantic On Bike» é liderado pelo departamento francês dos Pirenéus Atlânticos e envolve um total de 18 parceiros de sete países, incluindo a Comunidade intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Região de Turismo do Algarve, que assumirá sobretudo as ações de comunicação e de promoção. Os dois parceiros portugueses vão gerir um orçamento total de 350 mil euros ao longo de 36 meses e a taxa de cofinanciamento poderá atingir 75 por cento dos custos elegíveis do projeto.

 

De acordo com a ficha de projeto, os objetivos específicos desta iniciativa passam por estimular, estruturar, promover e monitorizar a oferta turística ciclável do Algarve; aumentar a procura turística impulsionando a economia local e gerando emprego; e proporcionar condições aos turistas e população residente para usufruir do ciclismo como atividade de lazer.

 

A rede EuroVelo compreende atualmente 15 rotas cicláveis de longa distância que unem todo o continente europeu, podendo ser utilizadas tanto por cicloturistas durante as férias como por residentes nas suas deslocações diárias. Muitas destas rotas encontram-se concluídas, mas outras estão ainda em desenvolvimento. Estima-se que até 2020 a rede esteja completa.

 

Este projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa INTERREG Espaço Atlântico.

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.