Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Barba azul em cena no Teatro Municipal Joaquim Benite

image001 (2).jpg

image002 (3).jpg

 

 

Barba azul, com texto e encenação de Rui Queiroz de Matos, estará em cena na sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, nos dias 2 e 3 de Abril, sábado às 16h00, e domingo, às 11h00. O espectáculo é uma produção do Teatro de Marionetas do Porto.

 

Barba Azul foi um dos oito contos que Charles Perrault publicou em 1697, numa obra que ficou conhecida como Os contos da Mãe Gansa. Depressa este texto se tornou num dos contos infantis mais célebres de sempre, embora narre a tenebrosa história de um nobre muito rico cuja barba azul afugentava as jovens casadoiras. Mesmo assim, o fidalgo consegue desposar uma rapariga ingénua e fútil, a quem confia todas as chaves de casa quando tem de partir numa viagem de negócios. Proíbe-a, no entanto, de entrar no pequeno gabinete onde esconde os cadáveres de todas aquelas que a precederam. A jovem não resiste à curiosidade e, quando o marido se prepara para lhe cortar a cabeça, dois bravos cavaleiros intervêm e salvam-na. O Teatro de Marionetas do Porto reabilita a figura do protagonista, centrando-se na sua complexa personalidade e envolvendo-o numa trama carregada de episódios cómicos.

 

O Teatro de Marionetas do Porto foi fundado em Setembro de 1988. Por intermédio de Sérgio Godinho, Jorge Constante Pereira e Alberto Péssimo, o grupo esteve associado a vários projectos televisivos, como A árvore dos patafúrdios e Os amigos do Gaspar. Também marcou presença na Expo 98, com o espectáculo Máquina-Homem/Clone-Fighters. O seu percurso caracteriza-se pelo diálogo entre o teatro popular e a arte contemporânea.

 

 

FICHA ARTÍSTICA

 

 

Intérpretes Micaela Soares, Rui Queiroz de Matos e Vasco Temudp

 

Cenografia Rui Queiroz de Matos e Filipe Azevedo

 

Marionetas e ilustração Júlio Vanzeler

 

Música Pedro Cardoso

 

Figurinos Patrícia Valente

 

Desenho de luz Filipe Azevedo

 

Vídeo Ivo Reis

 

Produção Sofia Carvalho

 

Operação de luz, som e vídeo Filipe Azevedo

 

TMJB | SALA EXPERIMENTAL | M/6 2 e 3 ABR | SÁB às 16H00 e DOM às 11H00 PREÇO: 5€ a 10€

RESERVAS: +351 212 739 360 COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/