Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Bernardo Pereira e Filipa Rodrigues vencem campeonatos nacionais universitários de Orientação

Atletas de Palmela continuam a dar cartas na Orientação

Bernardo Pereira e Filipa Rodrigues vencem campeonatos nacionais universitários

 

Bernardo Pereira e Filipa Rodrigues, que iniciaram o seu percurso na Orientação na Escola Secundária de Palmela, no âmbito do Desporto Escolar, sagraram-se, recentemente, Campeão Nacional Universitário e Campeã Nacional Universitária da modalidade. A Câmara Municipal de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 21 de dezembro, uma saudação que sublinha os seus percursos de sucesso no campo da Orientação, aos níveis nacional e internacional:

 

«Bernardo Gamito Pereira e Filipa Rodrigues sagraram-se, respetivamente, Campeão Nacional Universitário e Campeã Nacional Universitária em Orientação nos campeonatos nacionais realizados nos dias 10 e 11 de dezembro, em Braga, numa organização da Federação Académica de Desporto Universitário.

Com 19 anos de idade e residente em Palmela, Bernardo Gamito Pereira, atleta da ADFA – Associação dos Deficientes das Forças Armadas, iniciou a prática de Orientação na Escola Secundária de Palmela, no âmbito do Desporto Escolar, e é um dos principais atletas portugueses da modalidade, contando, já, com sete presenças em seleções nacionais em campeonatos da Europa e do mundo. O título de Campeão Nacional Universitário vem juntar-se a um vasto palmarés: individualmente, foi, também, campeão nacional de Iniciados, Cadetes e Juniores e vice-campeão de Cadetes; por estafetas, foi duas vezes campeão nacional de Cadetes e uma vez vice-campeão de Juniores; e em equipas escolares, sagrou-se, ainda, campeão nacional de Iniciados.

Filipa Rodrigues, com 20 anos de idade, também iniciou o seu percurso na Escola Secundária de Palmela, a par de uma carreira como atleta federada de natação, pelo que a Orientação só ganhou maior destaque na sua vida numa fase posterior. Entre 2010 e 2013, ano em que se federou, marcou presença em quatro campeonatos nacionais de desporto escolar. A evolução foi notável e, em 2016, liderou o ranking do seu escalão e consagrou-se tri-Campeã Ibérica, concluindo o ano como Vice-Campeã absoluta.

Reunida a 21 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Palmela, a Câmara Municipal de Palmela saúda Bernardo Gamito Pereira e Filipa Rodrigues pelas vitórias nos Campeonatos Nacionais Universitários e pelos sucessos, a nível nacional e internacional, contribuindo para divulgar e cimentar o trabalho desenvolvido no concelho de Palmela, no âmbito da modalidade, e inspirando as e os atletas mais jovens com os seus exemplos de como é possível conciliar o percurso académico com uma carreira desportiva ao mais alto nível.»