Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Canal HISTÓRIA convida Chef Português a recriar menu “A ÚLTIMA CEIA”adaptado ao século XXI

Para celebrar a Páscoa, o canal HISTÓRIA estreia, em exclusivo, no dia 18 de março, às 21:55 horas, o já  conhecidoprograma especial  “A ÚLTIMA CEIA”.

Pelo quarto ano consecutivo, o canal lança um desafio gastronómico, único e exclusivo a um chef Português, para a recriação da ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptando-a ao século XXI. 

 

O Chef Henrique Sá Pessoa é o protagonista da IV Edição e, confecionará de acordo com o seu estilo e visão pessoal, o menu para os seus 12 discípulos (as 12 pessoas com mais influência na sua vida pessoal e profissional). A sua proposta contempla a apresentação de quatro pratos: entrada, prato de peixe, prato de carne e sobremesa, tendo como inspiração alguns ingredientes utilizados na última ceia e privilegiando alguns produtos nacionais e algumas técnicas que utiliza normalmente na sua cozinha.

 

image005.png

 

“Começando pelo pão a escolha recai na alfarroba visto ser um ingrediente pouco utilizado para fazer o pão, auferindo no entanto um sabor amargo que “casa” muito bem com a manteiga fumada que será servida a acompanhar o azeite. Para a entrada a escolha da cavala foi fácil, um dos meus peixes favoritos juntamente com a utilização dos pickles e mostarda, sabores que combinam muito bem e que sempre estão presentes nas minhas ementas. Para o prato de peixe, o peixe-galo tem uma ótima textura para confecionar "á la plancha" e a utilização do mel e gengibre realçam o sabor caramelizado do peixe a contrastar com o sabor ligeiramente amargo do alho francês queimado. Para o prato de carne, a escolha é o borrego com pinhões e molho de pimenta. Sabores fortes e encorpados que casam bem com um vinho tinto com a mesma estrutura e com o doce do puré de maçã para suavizar a mistura. Para a sobremesa e um pouco inspirado no bolo da madeira, as especiarias sobressaem com a textura dos frutos secos e a cremosidade do gelado de gengibre.” comenta Chef Henrique Sá Pessoa

 

 

Entrada / 1º prat o: Cavala marinada em salmoura com vinagre de maçã, pickles e óleo de mostarda

image004 (2).png

Prato de Peixe / 2º prato: Filete de peixe-galo glaciado com mel e gengibre, alho francês queimado, avelãs e tâmaras

image023.png

 Prato de Carne / 3º prato: Lombo de borrego com pinhões, chalota assada, puré de maçã e molho de pimenta

 

image024.png

 Sobremesa / 4º prato: Bolo de frutos secos e especiarias com gelado gengibre e nozes caramelizadas

“À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, como forma de celebrar a Páscoa, lançámos uma vez mais o desafio gastronómico a um dos chefs mais inovador de Portugal para recriar a ementa da Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, adaptada a um estilo contemporâneo, mas sem perder referências históricas. A recriação reflete grande criatividade por parte do chef e pode ser vista no canal HISTÓRIA a partir do dia 18 de março”, refere Carolina Godayol, diretora geral do The History Channel Iberia.

 

Esta recriação foi gravada no restaurante Alma e vai ser emitida em exclusivo no canal HISTÓRIA, a partir do dia 18 de março, pelas 21:55 horas. (Repetição até à Páscoa: 16:05h, 17:35h, 19:05h, 21:55h, 23:30h).

Os menus recriados vão fazer parte do cardápio do restaurante Alma (Baixa Chiado) estando disponíveis de 18 a 31 de março de 2016, como opção de refeição para os visitantes (preço: 60€ por pessoa, sem bebidas incluídas).

image025.png

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.