Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Casa Museu Egas Moniz promove 'Open Day' no último dia da Semana do Cérebro

 

‘Open Day’ Casa Museu Egas Moniz | 6 de junho | Avanca, Estarreja

Casa Museu Egas Moniz promove ‘Open Day’ no último dia da Semana do Cérebro

 

No próximo dia 6 de junho, a Casa Museu Egas Moniz, situada na freguesia de Avanca, em Estarreja, abre as suas portas para um dia muito especial. Com entrada gratuita entre as 9H e as 16H, o museu reserva neste dia uma programação diferente aos seus visitantes, com visita documentada na área da História da Arte. Este ‘Open Day’ marca o último dia da Brain Week - Semana do Cérebro e da Neurorradiologia, que começou no passado dia 31 de maio e decorre entre as cidades de Aveiro, Estarreja e Sta. Maria da Feira.

O objetivo desta dia aberto à comunidade é dar a conhecer a casa onde Egas Moniz nasceu em 1874, mas também a história e o percurso do médico português, que marcou de forma inquestionável a Medicina a nível mundial. Esta iniciativa espera ainda trazer novos visitantes à região Centro, mais particularmente a Estarreja, considerada por muitos a capital das Neurociências em Portugal.

A antiga “Casa do Marinheiro”, onde nasceram Egas Moniz e os seus antepassados, foi salva da ruína quando o médico português a mandou reconstruir em 1915, sob a supervisão do arquiteto Ernesto Korrodi. Ampliou-a e enriqueceu-a, dando-lhe a feição que hoje apresenta e uma semelhança com as antigas casas solarengas do século XVIII.

No interior desta belíssima casa praticamente tudo se conserva como no tempo de Egas e nela é possível descobrir a extraordinária coleção de arte que o médico foi construindo ao longo da sua vida. A coleção incluiu obras importantes da pintura portuguesa (Carlos Reis, João Reis, Silva Porto, José Malhôa, entre outros), gravuras, esculturas, ourivesaria, tapeçaria e porcelanas.

Além de peças de arte, a casa possui também a sua secção científica, que apresenta os objetos referentes às suas descobertas científicas da angiografia, à descoberta gráfica das etapas sucessivas das investigações que conduziram à primeira visualização radiológica das artérias cerebrais do homem vivo e leucotomia pré-frontal.

A Casa Museu Egas Moniz é dirigido por Rosa Maria Rodrigues, uma grande conhecedora do percurso e vida do neurocientista, com a tutela de João Alegria, vereador da Ciência e da Cultura do Município de Estarreja.

Esta iniciativa insere-se no programa da Brain Week – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia, que ao longo de vários dias tem vindo a homenagear Egas Moniz pelo 90º aniversário da realização da primeira angiografia cerebral.

O evento conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e de todas as instituições de ensino superior com formação ou investigação em Medicina e Ciências da Saúde. O evento vai reunir, durante uma semana, uma série de referências nacionais internacionais na área das Neurociências, especialistas na área da Neurocirurgia, Psiquiatria, Neurologia e Neurorradiologia.

O programa completo encontra-se disponível aqui.

Mais informações sobre a Brain Week disponíveis no site da SPNR.