Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

“Ciclo de Documentário de Artista” arranca no Norteshopping

 

image005.jpg

 

Documentário “Durante o fim”, de João Trabulo, aborda a obra do escultor Rui Chafes

“Ciclo de Documentário de Artista” arranca no Norteshopping

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping apresenta o “Ciclo de Documentário de Artista”, que exibe filmes sobre a vida e obra de artistas portugueses. O ciclo de documentários tem início a 15 de dezembro com o trabalho de João Trabulo, “Durante o fim”, e aborda a vida e obra do escultor Rui Chafes.

O realizador João Trabulo (“Fernando Lanhas – Saber Ver Demora”, "Sombras, um Filme Sonâmbulo", "Sem Companhia") no documentário “Durante o fim”, acompanha o quotidiano do escultor Rui Chafes, numa viagem ao seu universo artístico, interior e íntimo. A obra de Rui Chafes, forjada em ferro, é o ponto de partida para desvendar o homem para lá do artista plástico. O ambiente do ateliê, seu território de eleição, é retratado pelo barulho das máquinas e o silêncio que envolve desde a idealização até à conceção de cada escultura.

A obra data de 2003 e foi apresentada em vários festivais de cinema na Europa (Itália, Dinamarca, Alemanha), no Canadá, no Brasil e nos Estados Unidos. Em Portugal, no XII Festival Luso-Brasileiro de Sta. Maria da Feira, foi contemplado com o Prémio Revelação.

Segundo o curador Nuno Malheiro Sarmento, os objetivos do “Ciclo de Documentário de Artista” são “por um lado, aproximar o público daquilo que é a intimidade do desenvolvimento de uma obra de arte e da personalidade de quem a realiza e, por outro, divulgar junto do grande público trabalhos cinematográficos de grande qualidade e valor artístico que apresentam autores fundamentais para a compreensão da Arte Contemporânea em Portugal.”

Rui Chafes é formado em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e no seu trabalho encontramos influências germânicas, do período em que viveu na Alemanha. A cultura clássica e o romantismo alemão servem de inspiração ao escultor, que mistura essas aprendizagens com as suas raízes portuguesas num universo de nostalgia. 

O primeiro filme do “Ciclo de Documentário de Artista” é exibido a 15 de dezembro, às 21h30, com entrada gratuita no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0). Este ciclo sobre artistas plásticos portugueses promove filmes com pouca divulgação comercial que fazem parte do catálogo de produtoras independentes, não estando ao acesso do público.

De recordar que as iniciativas que integram a programação cultural do Silo-Espaço Cultural do NorteShopping fazem parte da Política de Arte Pública da Sonae Sierra, cujo objetivo passa por fomentar a criação artística e respetiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as manifestações artísticas, independentemente da sua natureza criativa, proporcionam efeitos positivos e enriquecedores em quem as contempla e usufrui da sua presença. Este espaço para Exposição de Arte, presente no NorteShopping, foi criado pelo Arquiteto Souto Moura e tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.