Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Conferência sobre a Biblioteca de Alexandria no CCC e Curso de Filosofia Prática na Casa de Santa Maria

conferência «O enigma da Biblioteca de Alexandria» proferida por Pablo de Jevenois, que terá lugar no Centro Cultural de Cascais, sito na Av. Rei Humberto II de Itália, em Cascais, no dia 19 de Setembro, sexta-feira, pelas 21h00. A entrada é livre

Esta actividade é organizada pela Nova Acrópole Oeiras-Cascais em parceria com a Fundação D. Luís I e conta com o apoio do Município de Cascais e da editora Ésquilo.

 

 

 

No início da sessão, o Prof. Paulo Loução fará uma breve invocação ao espírito ecléctico e de tolerância alexandrino, e os professores José Carlos Fernández (filósofo e escritor) e Rogério Sousa (egiptólogo) farão uma sucinta apresentação do livro do conferencista, «Biblioteca de Alexandria – o enigma revelado».

 

 

Pablo de Jevenois, escritor, diplomata e fotógrafo-autor é um investigador de referência a nível mundial no estudo do grande centro de cultura que foi Alexandria durante o período ptolemaico e romano. Foi, recentemente, adido cultural de Espanha em Paris. A sua conferência terá apoio audiovisual e será proferia em espanhol.

 

 

 

Na segunda-feira seguinte, 22 de Setembro, às 19h, a Nova Acrópole, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, dará início ao «Curso de Filosofia Prática - Sabedoria Viva das Antigas Civilizações», ministrado por Paulo Alexandre Loução, historiador e filósofo e Severina Gonçalves, escritora e investigadora, na Casa de Santa Maria, em Cascais, para o qual já estão abertas as inscrições. Serão vinte sessões, às segundas, das 19h às 21h00. Os jovens até trinta anos usufruem um desconto de 50%. Informações e inscrições pelo tel. 963 925 758 e pelo e-mail oeiras-cascais@nova-acropole.pt .

«Nos tesouros do pensamento do Oriente e do Ocidente - um verdadeiro património imaterial da Humanidade - encontramos ideias e soluções para enfrentar os desafios da actualidade e alcançar a realização individual e harmonia nas relações humanas. Este curso destina-se a todos aqueles que se perguntam sobre a arte de Ser e as leis da natureza, e desejam aprofundar o seu sentido. Essa mesma demanda estimulou os grandes sábios das antigas civilizações que deixaram o seu legado pleno de ensinamentos atemporais, perfeitamente actuais, e práticos, para o Homem do século XXI. Nesta perspectiva, a Filosofia é uma via de transformação interior e desenvolvimento pessoal.» (Paulo Alexandre Loução)

Programa detalhado do Curso: www.nova-acropole.pt/curso.html