Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Debate sobre Inventariação dos Rituais de Inverno com Máscara | 6 Fev. | Macedo de Cavaleiros

Festas e Rituais do Ciclo de Inverno em Terra de Trás-os-Montes

 

Encontro debate inventariação dos Rituais de Inverno com Máscara

image002.jpg

 

A Direção Regional de Cultura do Norte promove a realização de um encontro em que se debatem propostas de inventariação dos Rituais de Inverno com Máscara em Macedo de Cavaleiros, no próximo Sábado Gordo, dia 6 de fevereiro.

 

image003.jpg

 

A Direção Regional de Cultura do Norte promove um encontro de entidades e pessoas envolvidas no estudo, promoção e vivência das Festas de Inverno com Máscaras no território sob sua gestão.

Os "caretos”, "entrudos”, "mascarados”, "marafonas” e "matrafonas” (entre outros) não são manifestações meramente coloridas e esteticamente interessantes nas comunidades que as  praticam, promovem, desenvolvem e transformam. São práticas de grupos humanos que servem um propósito social, comunitário, de expiação de tensões, de compromissos e pacificações, de encontros.  Aliadas à memória da expulsão dos espíritos de inverno, da dureza e recato dos dias frios, é expiação de males e sagração de anúncio da primavera.

Tendo presente essa realidade, a Direção Regional de Cultura do Norte promove a realização de um encontro em que se debatem propostas de inventariação dos Rituais de Inverno com Máscara, em Macedo de Cavaleiros, no próximo Sábado Gordo, dia 6 de fevereiro. São parceiros desta iniciativa o Município de Macedo de Cavaleiros, a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes e o agrupamento de cooperação transfronteira ZASNET. 

  O encontro terá lugar no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, com início pelas 9h30, do dia 6 de fevereiro.

Serão oradores Paulo Ferreira da Costa, Diretor do Museu Nacional de Etnologia, Teresa Soeiro, Professora Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Maria José Santos, Diretora do Museu Municipal de Penafiel, João Ribeiro da Silva, Responsável Técnico do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, Paulo Lima, Diretor da Casa do Cante - Serpa, Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Alexandra Gonçalves, Diretora Regional de Cultura do Algarve, António Tiza, Investigador, Patrícia Cordeiro, Edições Imaginarium Paulo Raposo, Investigador ISCTE.

O encontro concluir-se-á com um painel institucional onde estarão presentes a DRCN e os seus Parceiros, bem assim como o Diretor-geral do Património de Castilla León.