Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

EMARP - Atividades Culturais Maio 2017 - Portimão

 
EX-VOTOS
Obras de JOÃO MARQUES
 
Até 26 de maio de 2017
Dias úteis das 8h30 às 17h30Deus

a1fa7bfa-b91c-4fc3-a23d-2674224d23ac.jpg

 


Charitas et Hilaritas est
Sem a intenção de me considerar pintor, até porque não é essa a minha área académica, apenas quero divulgar uma antiga tradição Religiosa de Graças recebida através de pinturas populares de ex-votos religiosos da minha autoria ou encomendados a outros.
Como os originais, na sua maioria pintados a óleo sobre madeira, já foram oferecidos a diversas paróquias e ao Vaticano, disponho apenas de algumas cópias, tendo-se perdido outras. Esta exposição é uma possibilidade de dar a conhecer em vida que Deus é Amor e Humor, na perspetiva deste humilde pecador que, apesar da idade e já perto dos 70, usando uma expressão de S. Exª Revª D. Manuel Quintas, Bispo do Algarve, “com sessenta ainda se tenta mas aos setenta só se senta", mas continua a tentar propagar as tradições regiliosas.
JOÃO MARQUES


Os ex-votos são ofertas votivas a um santo ou divindade, que tanto podem acompanhar um pedido de feliz desenlace, como constituir já o pagamento da promessa relacionada com tal pedido. Podem ser quadros, imagens ou inscrições que personificam uma intervenção miraculosa ou o recebimento de uma grande graça e, geralmente, são colocados em igrejas, capelas, estátuas, cemitérios ou cruzeiros.
A designação ex-voto vem precisamente da expressão latina ex voto suscepto, que significa “pela promessa realizada” ou “em resultado da promessa realizada”. A origem cristã do ex-voto remonta ao século IV, tendo-se generalizado na orla norte do Mediterrâneo no século XVII.
Sendo uma forma de arte popular muito genuína, na maioria dos casos o que motiva o pedido é uma situação de doença, a proteção da gravidez ou das colheitas a cura de alguma dependência, o sucesso de determinado projeto ou o encontro de alguém ou alguma coisa que tenha desaparecido. Sair ileso de algum acidente, catástrofe ou acontecimento violento constitui também motivo para os ex-votos.
De acordo com a doutrina católica, o ex-voto é uma manifestação de fé, sendo a exposição presente na EMARP constituída por réplicas, uma vez que os originais foram oferecidos a instituições religiosas, nomeadamente ao Vaticano e ao Papa.