Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

ESTREIA Sofia Dias & Vítor Roriz - "Satélites" / 10-11 Abril Culturgest


  

Header-PR-2.jpg

 


A dupla de criadores Sofia Dias & Vítor Roriz  estreia na Culturgest, nos dias 10 e 11 de Abril (sexta e sábado), a sua nova criação: “Satélites”. Primeira peça desenhada para quatro intérpretes - incluindo no elenco Clément Garcia (FR) e Raúl Maia (PT) -, “Satélites” dá continuidade às pesquisas desenvolvidas ao longo de anteriores criações e colaborações de Sofia & Vítor, com destaque para “Fora de qualquer presente“ (2012) e “Um gesto que não passa de uma ameaça“ (2011, peça distinguida com o Prix Jardin d’Europe): a palavra como matéria dúctil; o corpo oscilante entre sujeito e objecto; a cenografia enquanto elemento móvel; a voz e o canto como aquilo que “extravasa” dos corpos. A repetição, a transformação e a simultaneidade, são as ferramentas que os criadores têm vindo a utilizar na procura de materiais que se destacam pela sua precisão, obsessão e desvio das lógicas de composição e interpretação.

Nas palavras de Tiago Bartolomeu Costa (Público – Ípsilon, 2011): “É este trabalho com a palavra, a língua e a voz, que antecipa o movimento ou o complementa, que caracteriza a linguagem da dupla. (…) Ali, cada acção, cada som, cada palavra, instala-se com o rigor formal e poético de uma escultura cuidadosamente trabalhada.”

Em “Satélites”, Sofia & Vítor investigam noções de interdependência e equilíbrio de forças opostas, associadas ao conceito de órbita: “Nesta nova criação, vamos explorar uma ideia coreográfica relacionada com o conceito de órbita, enquanto percurso ou trajectória de um corpo em relação a outro. Órbita como a distância mínima para não nos perdemos no outro, para não sermos absorvidos pelo seu campo “gravitacional” e nos precipitarmos numa irrevogável rota de colisão. No limiar dessa força de atracção reside a tensão dramática de todo o encontro - a eminência da autodestruição subjaz à própria vontade incomensurável do contacto, do toque.
“Satélites” é uma imagem para o que é periférico, para o movimento da e na periferia. Um movimento em relação a um centro que nunca se nomeia​ e cujo lugar não se determina​.”



Direcção artística Sofia Dias & Vítor Roriz
Interpretação Clément Garcia, Raúl Maia, Sofia Dias, Vítor Roriz
Cenografia e Figurinos Catarina Dias
Colaboração artística Filipe Pereira
Desenho de luz Nuno Meira
Som Sofia Dias
Co-produção Culturgest (Lisboa), Materiais Diversos (Lisboa), Théâtre de la Ville (Paris), deSingel internationale kunstcampus (Antuérpia), Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), Open Latitudes – Latitudes Contemporaines, Vooruit, L’Arsenic, Body/Mind, Teatro delle Moire, Sin Arts Culture, Le Phénix, MIR Festival, Materiais Diversos - financiada pelo programa Cultura da Comissão Europeia






estreia
10 e 11 Abril (sexta e sábado) às 21h30
Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego, Lisboa


Duração 60min
Preço 12€ / 5€ (até 30 anos) / outros
 descontos aplicáveis

Reservas (+351) 217 905 155 | culturgest.bilheteira@cgd.pt
A Bilheteira Culturgest está aberta de segunda a sexta-feira das 14h às 19h  e em dias de espectáculo, até à hora de início do mesmo. É ainda possível adquirir bilhetes pela Ticketline.
Observações Plateia em palco (lotação limitada) / Espectáculo falado em inglês, legendado

​próximas reposições
18 Abril | Teatro Virgínia, Torres Novas – Portugal
22-23 Abril | Bouge B/deSingel, Antuérpia – Bélgica
29 Abril (Dia Mundial da Dança) | Cine-Teatro Louletano, Loulé – Portugal
30 Maio | Centro Cultural Vila Flor, Guimarães – Portugal
3 Junho | PT15 - Plataforma Portuguesa de Artes Performativas, Montemor-o-Novo – Portugal