Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição de Ildebranda Martins no Castelo de Pirescoxe com o tema "O Grito Mudo com Eco"

cartaz_promocional.png

 

No dia 22 de abril, pelas 17 horas,  inaugura a exposição de Pintura e instalações de Ildebranda Martins no Castelo de Pirescoxe. A exposição individual de aproximadamente 40 obras estará patente até finais de julho.  

O Castelo de Pirescouxe, localiza-se na povoação de Pirescouxe, na freguesia de Santa Iria de Azóia, concelho de Loures. A mansão senhorial, acastelada, foi erguida no século XV, num ponto alto, com vista privilegiada sobre o Rio Tejo. Depois de ter sido habitada durante muitos séculos, conheceu o abandono por um longo período. Hoje, no espaço, funciona um auditório, ao ar livre para eventos culturais, uma cafetaria, galeria de artes plásticas, sala multi uso, além de uma área envolvente, ajardinada.


O tema “O Grito Mudo com Eco” está relacionado com o silêncio que impera nas ruas povoadas de sons. Nas avenidas da civilização quem grita pela respeitosa dama da verdade e aclama em voz alta pela rainha da justiça não tem direito sequer a ser amordaçado porque nem sequer tem o privilegio de ser ouvido. Há uma indiferença que mata a consciência com a arma da cegueira e que deixa a massa coletiva despedida de sentidos.

A Ildebranda Martins nasceu em Angola em 1965 e desde de 1974 que vive na área metropolitana de Lisboa. A sua ligação à arte não era profissional, mas afetiva. A sua dedicação fez com que no inicio dos anos 90 começasse a encarar a possibilidade de partilhar a sua arte com o público e assim iniciou o processo de abertura de portas. Com a disponibilidade moral que os artistas devem de ter para ouvir criticas, comentários, opiniões sobre o seu trabalho fez-se às paredes brancas com as quais  se ia cruzando e que manifestavam interesse em acolher as suas páginas de diário em formato de telas e instalações.