Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Exposição "Restauração do Concelho de Palmela, uma vitória de todos os munícipes há 90 anos" |Biblioteca de Palmela

 

A partir de 1 de novembro, na Biblioteca Municipal de Palmela

Exposição itinerante assinala 90.º aniversário da Restauração do Concelho

 

A Câmara Municipal de Palmela assinala o 90.º aniversário da Restauração do Concelho com a inauguração da exposição “Restauração do Concelho de Palmela, uma vitória de todos os munícipes há 90 anos”, no dia 1 de novembro, às 10h15, na Biblioteca Municipal de Palmela.

Devolver aos munícipes conhecimento sobre este período da História Local, através de documentos, nomeadamente, fotografias, instrumentos de trabalho, correspondência, legislação e objetos diversos é o principal objetivo desta exposição. Destacam-se, também, alguns documentos entregues pelas famílias de Joaquim José de Carvalho e de António Matos Fortuna, incorporados no Museu, Arquivo e Biblioteca do Município. Este trabalho prosseguirá ao longo do presente ano comemorativo, no website do Município e com a itinerância da exposição pelas várias freguesias, para a população em geral e comunidade educativa, em particular.

Criado em 1185, por Foral concedido por D. Afonso Henriques e seu filho Sancho, o Concelho de Palmela foi extinto por um período de 71 anos: 1855 a 1926. A extinção de um território autónomo há 670 anos e a sua integração no de Setúbal decorreu no quadro da política de reorganização administrativa do regime liberal. Esta situação não foi pacífica: munícipes de todos os pontos do Concelho de Palmela assumiram uma atitude combativa, para garantir a recuperação da autonomia.

Patente ao público até 25 de fevereiro, a exposição poderá ser visitada no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal de Palmela: 3.ª, 5.ª e 6.ª feira, das 10h30 às 19h00, e 4.ª feira e sábado, das 14h00 às 19h00. Encerra aos domingos, 2.ª feiras, 4.ª feiras de manhã e feriados.

 

Marcação de visitas organizadas de grupos

Divisão de Cultura, Desporto e Juventude | Museu Municipal

Tel. 21 233 66 40 - E-mail: patrimonio.cultural@cm-palmela.pt | www.cm-palmela.pt

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.