Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

FEIRA DE MAIO DE REGRESSO COM UMA RECRIAÇÃO HISTÓRICA

 

II.jpg

 

 

De 18 a 20 de Maio, no coração da Freguesia - Largo da República, será possível viajar até ao século XVIII na Feira de Maio. Com entrada livre, tem como principal objetivo a recriação histórica de um mercado e das vivências de uma quinta de recreio na primeira metade do século XVIII.

A criação da Feira de Agualva, uma das mais antigas da região saloia entre as feiras tradicionais, resultou de uma petição feita a D. João V pela Irmandade de Nossa Senhora da Consolação de Agualva. O rei acolheu favoravelmente este pedido e autorizou a realização da feira através de alvará régio datado de 22 de Setembro de 1712.

A animação será diversificada e constante durante o período da feira destacando-se a recriação de um ambiente de fidalguia com a presença da família de Matias Aires a quem pertencia o Palácio da Quinta N. Sr.ª do Monte do Carmo (Quinta da Fidalga).

No recinto da feira personagens característicos da época tais como: alcoviteiras, regateiras, aguadeiros, colarejas etc. recriam um ambiente de mercado com os seus pregões e algazarras e momentos de bailaricos ao som de gaitas de foles, recriarão várias situações características dos mercados setecentistas.

No sábado e domingo os Valdevinos Teatro de Marionetas, irá apresentar as tradicionais histórias do Teatro de D. Roberto, Nos mesmos dias às 15h00, decorrerão os “Passeios com história “, uma breve visita pela história de Agualva em especial pela Quinta da Fidalga e Feira de Maio dinamizada pelo Dr. Rui Oliveira.

Destaque ainda para um serão musical a realizar no dia 19 sábado, pelas 21:30h na capela da Quinta da Fidalga com um reportório composto por lundus e modinhas brasileiras do séc. XVIII

Ainda com o intuito de promover o convívio familiar e dar a conhecer às gerações mais novas as diversões de outrora, serão dinamizados por alguns personagens jogos do séc. XVIII tais como o jogo do pélélé, da cidade de Roma, tração à corda, chinquilho, peão entre outros.

O espaço será organizado de modo a proporcionar ao visitante uma ambiência de Feira do Séc. XVIII, com a presença de tasquinhas de comes e bebes, pão com chouriço, doçaria, hortícolas e frutas, artesanato e ofícios tradicionais.

A organização do evento está a cargo da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, com produção e animação da Câmara dos Ofícios.

O horário será o seguinte:

Sexta (18 de maio) – das 18h00 às 24h00

Sábado (19 de maio) – das 12h00 às 24h00

Domingo (20 de maio) – das 12h00 às 22h00

 

 Informações: camara.oficios@mail.telepac.pt

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.