Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Grupo de Leitura - "A VISITA DA VELHA SENHORA" de Friedrich Düurrenmatt - 20 e 27 Setembro 2017 - Palácio Fronteira

20 e 27 Setembro 2017 (quartas-feiras), 19h00 – Palácio Fronteira

 

GRUPO DE LEITURA 

 

“A VISITA DA VELHA SENHORA” de FRIEDRICH DÜRRENMATT

 

 

 Informações e Inscrições Obrigatórias (gratuitas, limitadas à capacidade da sala) – fcfa-cultura@fronteira-alorna.pt / 217 784 599.

     

 

O autor suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990) pertence ao elenco dos grandes autores da literatura de expressão alemã. A beleza da sua escrita e o modo como tratou temas da sociedade contemporânea tiveram um impacto considerável no público leitor do século XX, que comprou os seus livros, assistiu às suas peças, e adaptou os seus textos a outras linguagens cénicas como o cinema ou a ópera. Entre as suas obras, destaca-se A Visita da Velha Senhora, estreada em Zurique em 1954, cujo sucesso, para além de o ter consagrado como dramaturgo, muito contribuiu para a divulgação internacional do seu trabalho. O êxito desta peça pode medir-se pela sua fortuna: para além de estar traduzida em dezenas de idiomas, deu origem a uma ópera (estreada em Viena em 1971 com música de Gottfried von Einem) a um musical (estreado em Viena em 2013 no teatro Ronacher) e foi adaptada ao cinema pelo menos seis vezes.

 

O desafio deste grupo de leitura consiste em ler e discutir esta famosa peça de Dürrenmat, visionando, em seguida, a sua versão cinematográfica mais difundida, com Ingrid Bergman e Anthony Quinn nos papéis principais.

 

 

 

 

PROGRAMA / PROPOSTA DE LEITURA

 

 

20 Setembro 2017, quarta-feira, 19h00 - Grupo de Leitura sobre a obra A Visita da Velha Senhora, de Friedrich Dürrenmatt.  

Apresentação de MARIA MANUELA DELILLE (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / CIEG) e moderação de VANDA ANASTÁCIO (Universidade de Lisboa / FCFA).

 

27 Setembro 2017, quarta-feira, 19h00 - Visualização do filme The Visit (A Visita da Velha Senhora), realização de Bernhard Wicki (1964). Inspirado na peça homónima de Friedrich Dürrenmatt. Actores principais: Ingrid Bergman e Anthony Quinn. Legendado em português. 

Apresentação de MARIA MANUELA DELILLE (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / CIEG)  e moderação de VANDA ANASTÁCIO (Universidade de Lisboa / FCFA).

 

 

 

 

Algumas indicações sobre a aquisição do livro:

 

- “A Visita da Velha Senhora”, de Friedrich Dürrenmatt, Livros Cotovia e Artistas Unidos, tradução de João Barrento, colecção teatro 106, Lisboa, 2017.

Disponível na livraria e loja online da editora Livros Cotovia: www.livroscotovia.pt

Livraria na Rua Nova da Trindade, 24 – 1200-303 Lisboa, de 2ª a 6ª feira das 10h às 19h. Tel: 213471447

 

OU

Livraria online dos Artistas Unidos: www.artistasunidos.pt/livrariaonline/

 

 

 

 

A Fundação das Casas de Fronteira e Alorna agradece o amável apoio da Antena 2, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e a disponibilidade e a colaboração de Maria Manuela Delille e Vanda Anastácio.