Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

JIM PARSONS APRESENTA 'PRIMEIRO EM HUMANOS', UMA SÉRIE DOCUMENTAL SOBRE OS ENSAIOS CLÍNICOS FEITOS EM PESSOAS // ESTREIA SEGUNDA-FEIRA, 18 DE SETEMBRO

Narrado pelo célebre ator Jim Parsons, conhecido por dar vida a Sheldon Cooper na 'Teoria do Big Bang', 'Primeiro em Humanos' chega ao Discovery Channel para mostrar como as mentes mais brilhantes dos Estados Unidos levam a cabo investigações arriscadas e novos tratamentos em pacientes reais. A série documental estreia a 18 de setembro às 21 horas e será seguida, às 23 horas, por 'Catástrofe Clínica', um impressionante documentário sobre um ensaio clínico falhado que abalou a Grã-Bretanha em 2006. 

pastedImage.png

 

Perto de Washington D.C., no campus do National Institutes of Health, está o famoso Edifício 10: o maior hospital do mundo exclusivamente dedicado à investigação médica. Nos laboratórios, as mentes científicas mais brilhantes do planeta levam a cabo as mais arriscadas investigações médicas e ensaios clínicos, que são testados em pessoas reais, pela primeira vez. 'Primeiro em Humanos', que estreia no Discovery Channel a 18 de setembro às 21 horas, oferece um acesso sem precedentes ao Edifício 10 para descobrirmos os avanços médicos testados de forma experimental nestes laboratórios de alta tecnologia e pelas mãos dos melhores profissionais do mundo.

 

O popular ator norte-americano Jim Parsons, conhecido por dar vida ao génio científico Sheldon Cooper em 'A Teoria do Big Bang', apresenta esta série documental de três episódios, sendo que cada episódio tem a duração de duas horas. 'Primeiro em Humanos' foi produzido por John Hoffman, vencedor de um Emmy e mostra a vida dos médicos, investigadores e pacientes que, com estes ensaios, tornam possível o progresso da medicina neste verdadeiro campus de vanguarda.

 

O documentário vai demonstrar como, devido aos resultados dos tratamentos serem totalmente desconhecidos à partida, os médicos que lideram os ensaios clínicos só se podem associar a pacientes que já esgotaram todas as outras opções que a medicina atual oferece. Esta ligação entre médico e paciente é absolutamente essencial para a medicina mas tem riscos: cada um destes voluntários não está a apenas a tentar fazer parte da história médica, convertendo-se num símbolo de esperança, mas também a apostar num jogo em que ganhar é viver e perder significa a morte.

 

Entre os ensaios mais conhecidos do Edifício 10, está a investigação que levou ao desenvolvimento dos mais modernos tratamentos de quimioterapia, os primeiros tratamentos para o VIH/SIDA e a primeira terapia genética completada com êxito.

 

'Primeiro em Humanos' é o primeiro programa que conseguiu ter acesso às instalações do edifício 10 para mostrar o trabalho ali desenvolvido e a relação de confiança entre médicos e pacientes, algo que só é possível graças a 20 anos de colaboração entre o produtor John Hoffman e o National Institutes of Health, local onde também foram filmados os documentários 'Projeto Alzheimer' e 'O Peso da Nação'. 

 

‘CATÁSTROFE CLÍNICA’, AS HORAS CRÍTICAS DE UM ENSAIO DESASTROSO

 

A partir das 23 horas, o Discovery Channel estreia ‘Catástrofe clínica’, um documentário impactante que relembra as horas críticas de um ensaio clínico britânico que não terminou como se esperava e que resultou na morte de todos os participantes.

 

A 13 de março de 2006, oito homens participaram num ensaio clínico de um medicamento experimental conhecido como TGN1412. O fármaco estava destinado ao tratamento da leucemia e já tinha sido testado com êxito em macacos, mas nunca em seres humanos. O que deveria ter sido um ensaio clínico de rotina converteu-se num dos maiores desastres médicos da história recente. Agora o Discovery Channel investiga o caso em profundidade com o documentário 'Catástrofe Clínica', que estreia a 18 de setembro, às 23 horas, para apurar o que realmente aconteceu.

 

Segundo os relatos, depois de receberem a droga experimental, os voluntários, que iam receber 2 mil libras para passar três dias no hospital, começaram a vomitar, com gritos de dor e sofreram desmaios. A temperatura disparou, os seus orgãos colapsaram e os seus corpos incharam tanto que os jornais de todo o mundo os chamaram de "homens elefante".

 

Uma década depois, este dramático documentário do Discovery Channel reconstrói a história do que realmente aconteceu durante as horas críticas nas quais os médicos tentaram salvar as vidas dos pacientes e como as autoridades tentaram perceber o que tinha acontecido. O documentário conta com testemunhos dos médicos que estiveram presentes nesta verdadeira catástrofe clínica. Todos são unânimes: não tinham ideia das terríveis consequências que o tratamento provocou nem como poderiam lidar com a situação.

 

Por outro lado, os investigadores encarregados de descobrir as causas do desastre mostram como abordaram o caso, tratando o cenário como um "local do crime", já que nunca se descartou a hipótese de o tratamento ter sido sabotado para provocar o envevenamento dos voluntários. Finalmente o documentário vai ainda mostrar testemunhos dos próprios pacientes, que pensavam estar a fazer o bem a favor da ciência, sem se darem conta que estavam a colocar em risco a própria saúde.

 

‘PRIMEIRO EM HUMANOS’ ESTREIA A 18 DE SETEMBRO, ÀS 21 HORAS NO DISCOVERY CHANNEL.

‘CATÁSTROFE CLÍNICA’ ESTREIA A 18 DE SETEMBRO ÀS 23 HORAS NO DISCOVERY CHANNEL.