Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Nova 'timeline' interativa da Revolução de Abril

 

image007.jpg

 

Acaba de ficar online uma visualização interativa dos eventos do dia 25 de abril de 1974, desde a transmissão da música "O Depois do Adeus" até à rendição do regime. O projeto, disponível em http://bit.ly/revolucaoaominuto, foi desenvolvido este sábado durante duas horas e meia de trabalho no âmbito de uma sessão de trabalho (mini-hackaton) do Festival Política.

 

Os participantes recolheram informações sobre cada momento da Revolução, a par de imagens e vídeos que pudessem ilustrar cada evento histórico. Foram ainda acrescentadas as localizações de cada momento num mapa que, junto com a "timeline" interativa, permitem ter uma visão clara sobre o decorrer dos avanços do Movimento das Forças Armadas (MFA).

 

O projeto foi coordenado por Ana Isabel Carvalho e Ricardo Lafuente, designers de informação e responsáveis pelos encontros Date With Data, que decorrem no Porto. “O objetivo da 'mini-hackathon' foi mostrar aos participantes e ao público em geral como é possível, num curtíssimo espaço de tempo, organizar um esforço cidadão de recolha e disponibilização de informação pública, de uma norma pedagógica, sobre um momento chave da história de Portugal”, refere Ana Isabel Carvalho.  “Apesar de não ser a primeira visualização do género, ela é tornada pública de uma forma aberta, significando que agora qualquer pessoa pode aceder aos dados que recolhemos, editámos e publicámos, para com eles fazer o que entender”, completa Ricardo Lafuente.

 

A construção desta visualização interativa foi possível graças ao uso de uma ferramenta 'open source' - TimeMapper -  lançada pela Open Knowledge International.

 

A primeira edição do Festival Política terminou este sábado, no São Jorge, em Lisboa, apresentando vários debates, workshops, filmes, teatro e manifestações artísticas em torno da abstenção e da participação cívica.