Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Parallel Nippon | Arquitectura japonesa contemporânea no Museu do Oriente

 

em mais de 100 projectos no Museu do Oriente

 

Sendai-mediateque%20–%20Copyrights%20SHINKENCHIK

 

De 5 a 28 de Agosto, no Museu do Oriente, a exposição Parallel Nippon traça o panorama sociocultural do Japão na década de 1996-2006, através de 102 projectos de arquitectura. Realizados em solo japonês ou concebidos por arquitectos japoneses durante este período contam-se, entre estes, trabalhos de nomes consagrados como Toyo Ito, Shigeru Ban, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa ou Kenzo Tange, vencedores do prémio Pritzker de Arquitectura, ou ainda, Sou Fujimoto.

 

Apresentados através de maquetas, plantas e fotografias, os projectos dividem-se em quatro secções temáticas - Cidade, Vida, Cultura e Habitação. As tipologias e escalas são diversas, do monumental ao íntimo, do cosmopolita ao comunitário: infraestruturas urbanas como aeroportos e estações de metro, hospitais, universidades, fábricas, sedes de empresas, museus, bibliotecas, casas particulares, jardins ou locais de culto.

 

Parallel Nippon reflecte sobre o período de transição entre séculos e as transformações de fundo que se operaram no Japão, não só no plano económico como também ao nível das agendas culturais e de governação regional. Estas dinâmicas traduziram-se em novas soluções arquitectónicas, em termos de escala, lógica de utilização, integração de tecnologias, relação com a envolvente ou forte identidade local.

 

Para ver, projectos emblemáticos como o centro de reabilitação psiquiátrica infantil de Sou Fujimoto (2006), construído em função de uma vivência comunitária; a Mediateca de Sendai de Toyo Ito (2000), cuja transparência e comunicação entre pisos expressa o livre fluxo da informação contemporânea; ou ainda o Museu de Arte Contemporânea do século XXI, Kanazawa (2004), da dupla Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (SANAA), cuja planta circular e galerias rectangulares libertam os visitantes de um percurso rígido ou pré-determinado. Também, oito peças de origami arquitectónico, que ilustram a tradição japonesa de construção de formas de elevado rigor técnico e sentido estético. 

 

“Parallel Nippon - Arquitectura Japonesa Contemporânea 1996-2006” é uma co-organização da Embaixada do Japão e da Japan Foundation.

 

Parallel Nippon

Arquitectura Japonesa Contemporânea 1996-2006

Inauguração | 4 de Agosto | 18.30

Até 28 de Agosto

Terça-feira a domingo: 10.00-18.00

(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22.00)

Encerra à segunda-feira

Preço: € 6,00 (entrada no Museu do Oriente)

Co-organização: Embaixada do Japão e Japan Foundation

 

 

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

www.museudooriente.pt

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.