Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Roca Lisboa Gallery junta profissionais e estudantes na entrega de prémios Ecohut

image007.png

 

O Roca Lisboa Gallery acolhe, no próximo dia 16 de junho às 16h00 (sexta-feira), a entrega de prémios aos vencedores do concurso para estudantes de arquitetura e engenharia - Ecohut.

Lançado no passado mês de janeiro com o apoio da Roca, o desafio passava pela criação de um alojamento pensado para festivais de Verão, que suportasse um dormitório para jovens, até 4 px, com WC e chuveiro com água quente e ainda zona de preparação de alimentos. O espaço deverá ter ainda ter um local no exterior para um grelhador portátil, sendo o layout e distribuição do espaço interior da responsabilidade da equipa concorrente.

 

Este módulo deveria ser completamente autónomo no seu funcionamento, sendo da responsabilidade da equipa a colocação de cisternas para reaproveitamento de águas, “mini- estações” de tratamento para gestão das águas residuais dos banhos e cozinhas e sistemas de captação e armazenamento de energia elétrica (painéis fotovoltaicos e baterias).

 

O concurso contou com 11 candidaturas e 6 propostas entregues, provenientes de diversos pontos do país. As equipas foram na sua maioria multidisciplinares, integrando pelo menos um estudante de Arquitetura (coordenador) e um estudante de Engenharia Civil. Fizeram parte do Júri arquitetos de renome, bem como engenheiros civis e ainda um representante da ADENE, para avaliar a certificação energética do modelo.

 

O apoio da Roca a esta iniciativa faz parte da sua estratégia de apoio e divulgação de iniciativas destinadas a profissionais e estudantes do setor, sobretudo as relacionadas com o tema da sustentabilidade e da eficiência energética. 

 

Esta aposta é materializada, não apenas através deste tipo de apoios, mas da organização de eventos em parceria com as mais diversas entidades, desde concursos a tertúlias, passando por debates ou ações de sensibilização.

 

 

 

 

Conheça o painel completo de jurados que analisou os diferentes projetos:

 

  • Arqª Aline Guerreiro Delgado;
  • Arqª Cindy Marquez;
  • Arqº Paulo Mendonça;
  • Arqº Dante de Macedo;
  • Arqº José Pedro Sousa
  • Engº Bento Machado Aires;
  • Engº Marco Correia

 

 

 

Sobre o Roca Lisboa Gallery

 

Os Roca Galleries são parte da estratégia internacional da Roca e um conceito que expressa a realidade atual e as suas metas de futuro. O design, a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar são valores Roca transmitidos pelos Galleries, manifestando assim a vontade da marca líder em espaços de banho em manter um diálogo constante com a sociedade, e especialmente com os profissionais com quem partilha a preocupação e o interesse em evoluir os espaços de banho. Os diferentes Roca Galleries Londres, Shangai, Barcelona, Madrid, São Paulo e Lisboa veiculam esta vontade, oferecendo um ponto de encontro e um espaço de diálogo aberto à comunidade interessada, a designers e decoradores de interiores, e arquitetos de todo o mundo.  

O Roca Lisboa Gallery é o resultado da colaboração com o estúdio Ferruz Decoradors e foi inaugurado em junho de 2011. O Roca Lisboa Gallery, localizado num antigo palacete de 1909 no início da extensa Avenida da Liberdade, na Praça dos Restauradores nº46, é um espaço fundamental e flexível onde a exposição de produtos do portefolio  Roca partilha o mesmo espaço de forma natural com o Espaço Cultura, onde exposições, apresentações, encontros de profissionais e eventos de interesse, dinamizam a oferta sociocultural de Lisboa.

 

www.rocalisboagallery.com