Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Rota dos Contadores nas Bibliotecas de Lisboa, 28 abril, 15H00, Biblioteca Penha de França

Rota de Contadores nas Bibliotecas de Lisboa_2017

Este ano apresentamos a 2ª. edição da Rota dos Contadores, iniciativa da Rede de Bibliotecas de Lisboa que abrangeu 5 bibliotecas em 2016 e contou com o trabalho de programação de António Fontinha.

 

Para este novo ano, alargamos a rota a 7 bibliotecas e envolvemos novos contadores, funcionando a narradora Cristina Taquelim como a ponte entre as edições. 

 

PROGRAMA_2017

 

28 abril às 15H00

Cristina Taquelim > Biblioteca da Penha de França

 

Nasci  à beira - mar e depois tive de me pôr a caminho. Cresci. Estudei. Apaixonei-me. Casei. Tenho filhas e já uma neta. Tenho 3 CASAS: uma no lugar onde nasci, outra na aldeia onde moro e outra na biblioteca onde trabalho há 30 anos. Em cada uma delas moram as pessoas e as verdades que me iluminam os dias. De mim quero que saibam que gostava de ter sido freira ou mulher de circo. Gosto de palavras e de pessoas. Trabalho, choro e gosto muito de rir. Por ter medo muitas vezes e viver quase sempre deslumbrada com a vida conto … às vezes escrevo.

 

26 maio às 18H00

Elsa Serra > Biblioteca de Belém

 

Contadora (narradora) de Histórias desde 1999. Tem percorrido o País, de Norte a Sul com os seus ateliers, formações de contadores de histórias e sessões de histórias. Tem 5 livros editados, 4 de literatura infanto/juvenil e um de escrita criativa. Tem vários projetos de incentivo à leitura e de inclusão social, nomeadamente “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos”, onde leva a leitura em voz alta, aos mais velhos que vivem nas ruas estreitas de Lisboa.

 

23 junho às 21H00

Ana Sofia Paiva > Biblioteca Palácio Galveias

 

É narradora, cantadora e investigadora de tradição oral portuguesa. Graduou-se em Teatro e mais tarde especializou-se em Promoção e Mediação da Leitura. Dedica-se desde 2008 à narração de contos, dentro e fora de Portugal, centrando-se no conto maravilhoso e na musicalidade da performance oral. É membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, do Centro de Estudos Ataíde Oliveira, que alberga o Arquivo do Conto Tradicional Português, e da cooperativa Memória Imaterial, onde trabalha como investigadora, transcritora e recolectora de folclore poético e narrativo.

 

17 outubro às 21H00

Thomas Bakk > Biblioteca de Marvila

 

Brasileiro de sotaque, português de coração, o seu nome é Thomas Bakk, contautor de profissão. Conta histórias que são da sua própria autoria e utiliza a narração, com linguagem de poesia. Há muito nessa viagem, vive de hotel em hotel, carregando na bagagem as histórias de cordel. E nessas suas andanças conheceu sítios bués! Para adultos e crianças, é “O Senhor dos Cordéis”!

 

17 novembro às 21H00

Miguel Horta > Biblioteca Camões

 

Pintor. Mediador cultural, intervindo em museus, bibliotecas públicas e escolares, bairros e prisões. Autor/ilustrador de literatura infanto-juvenil: Pinok e Baleote-PNL, Dacoli e Dacolá-PNL, Rimas salgadas (poesia) e Retratinho de Amílcar Cabral (Teatro). Narrador oral. Formador na área da mediação leitora e das necessidades educativas especiais. Expôs Troncos e marés na Galeria Appleton Square (2012).

 

24 novembro às 21H00

Luís Carmelo > Biblioteca de Coruchéus

 

Nasceu em Lisboa em 1976, mas foi no Brasil que cresceu até 1991. Licenciado em Estudos Teatrais, Mestre em Estudos Portugueses com a dissertação Representações da Morte no Conto Tradicional Português (Colibri 2011) e Doutor em Comunicação, Cultura e Artes com a tese Narração oral: uma arte performativa. Colabora com o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade Nova de Lisboa e com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve. É narrador desde 2003, trabalhando em bibliotecas, escolas, associações, teatros e festivais, em Portugal e no estrangeiro, e desenvolvendo diversos projetos de programação, criação e investigação nessa área.

 

15 dezembro às 21H00

Carlos Marques > Biblioteca Orlando Ribeiro

 

Confundido muitas vezes com o seu homónimo alemão. É Contador de histórias desde 2005. Formou-se em Estudos Teatrais na Universidade de Évora e no Institut del Teatre, em Barcelona. Trabalha regularmente como contador de histórias intervindo em diversas bibliotecas, escolas e em festivais de narração oral. É programador e narrador anfitrião nos eventos Contos Doutra Hora e Festa dos Contos  (Montemor-o-Novo). Foi criador dos espectáculos Levantei-me do Chão (Algures 2015) Como Assim Levantados do Chão (2014, Trimagisto/Algures), Abril em Portugal (2014, TERB), Constantin Gavrilovitch Acaba de se Matar (2013, PR), Baquet (2012, Trimagisto), Tio Lobo (2011, TEP) Welcome (2011, Trimagisto),Às vezes quase me acontecem coisas boas quando me ponho a falar sozinho  (2010, Trimagisto), e Narrativa fidedigna(2010, TEUC). É cooperante regular da Trimagisto desde 2001, da Ouvir e Contar desde 2013 e da Algures desde 2014.

 

 

Entrada livre.