Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

ÚLTIMA SEMANA PARA SE INSCREVER| GEOMETRIA E COMPOSIÇÃO NA OBRA ABSTRATA DE ALMADA NEGREIROS

 

comecar-destaqueHP.jpg

 

GEOMETRIA E COMPOSIÇÃO NA OBRA ABSTRATA DE ALMADA NEGREIROS

Formador: SIMÃO PALMEIRIM (2ª edição)

__________________________________________________________________

ORGANIZAÇÃO: Associação Almada Negreiros 120

Simão Palmeirim Costa (n. 1984), finaliza em 2007 a licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes, UL e em 2009 o mestrado em Fine Arts pela Byam Shaw School of Arts, CSM, em Londres. Em 2016 defende a tese de Doutoramento em Ciências da Arte como membro do CIEBA, da FBAUL, com bolsa da FCT, sobre a geometria na pintura portuguesa dos séculos XV e XVI. Colabora desde 2012 no projecto Modernismo Online: arquivo virtual da geração Orfeu. Neste contexto bolseiro FCT pela FCSH/Nova em 2016. Neste momento dedica-se ao estudo da obra abstracta geométrica de Almada Negreiros, com bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG). Tem diversas publicações e palestras sobre a obra geométrica de Almada Negreiros, das quais se destacam o Livro de Problemas de Almada Negreiros, com Pedro J. Freitas (FCUL) publicado pela Sociedade Portuguesa de Matemática em 2016, ou as palestras regulares na FCG: ‘Começar: uma viagem matemática por Almada Negreiros’.

_______________________________________________________________________________

Público-alvo: Estudantes de Belas Artes; Professores do grupo 600/Artes Visuais do ensino secundário; Interessados na obra plástica de Almada Negreiros; Interessados na relação entre ciência e arte; Interessados em geometria aplicada à pintura.

 

Descrição: Cinco aulas onde se fará uma abordagem teórico-prática à obra abstrata de Almada Negreiros, focando particularmente a sua obra final: o painel Começar (no átrio da sede da Fundação Calouste Gulbenkian).

Objectivos gerais: Contextualizar a obra de Almada Negreiros contemplando alguns momentos biográficos mais importantes. Elucidar sobre alguns dos conceitos geométricos fundamentais para Almada Negreiros, na sua obra geométrica/abstrata. Desmontar a estrutura do painel Começar, dando a conhecer algumas das suas propriedades e permitindo desenhar / reconstruir alguns dos seus traçados geométricos.

 

Número mínimo de inscritos: 8

Número máximo de inscritos: 20

 

Datas: 13, 20, 27 de Novembro | 4 e 11 de Dezembro de 2017

Total de horas: 10

Nº de sessões: 5

Dia da semana: segunda-feira

Horário: 20h30 – 22h30

Local: FBAUL Sala 4.06
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa
www.belasartes.ulisboa.pt/ 

 

 

1ª Sessão (2ª feira / 13 de Novembro– 20h30 – 22h30 – sala 4.06)

 

Conteúdo: Introdução à figura e à obra de Almada Negreiros com respectiva contextualização histórica da progressiva tendência para a abstracção geométrica que de que a sua obra foi alvo. Introdução ao conceito de polígonos regulares.

Objectivo: Compreender o percurso da obra plástica do autor; dominar conceitos essenciais do autor no que concerne à abstracção geométrica; a partir do conceito de polígonos regulares explorar a construção de alguns dos mesmos.

 

2ª Sessão (2ª feira / 20 de Novembro – 20h30 – 22h30 – sala 4.06)

 

Conteúdo: Introdução à obra ‘Começar’ e a alguns dos conteúdos essenciais da mesma.

Proposta de divisão da obra em partes e apresentação das respectivas secções.

Reconhecimento de alguns polígonos regulares na obra e suas construções.

Objectivo: Entender o contexto em que surge a obra ‘Começar’ e reconhecer a sua importância na obra global do autor; discutir a possibilidade de seccionar a obra em partes para estudo aprofundado; aprender a construir algumas das figuras geométricas essenciais da obra.

 

3ª Sessão (2ª feira / 27 de Novembro– 20h30 – 22h30 - sala 4.06)

 

Conteúdo: Contextualização histórica da recepção crítica das quatro pinturas de 1957, apresentadas na Sociedade Nacional de Belas Artes, para a I Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian.

Objectivo: Compreender os conceitos que presidem aos títulos individuais de cada obra. Aprender a desenhar geometricamente cada uma das quatro composições abstractas em causa.

 

4ª Sessão (2ª feira / 04 de Dezembro – 20h30 – 22h30- sala 4.06)

 

Conteúdo: Introdução ao conceito de Relação 9/10 e seu reconhecimento na obra ‘Começar’.

Estudo da contextualização histórica deste conceito. Desenvolvimento da Relação 9/10 em função da ideia de Cânone, proposta por Almada Negreiros.

Objectivo: Entender a importância de três conceitos fundamentais para Almada: o Cânone, a Relação 9/10 e o Théleon; aprender a desenhar a relação 9/10; reconhecer a aplicação desta Relação no painel ‘Começar’.

 

5ª Sessão (2ª feira / 5 de Junho – 20h30 – 22h30- sala 4.06)

 

Conteúdo: Introdução ao conceito de Linguagem do Quadrado e seu reconhecimento no conjunto de desenhos com o mesmo título.

Objectivo: Aprender a desenhar e reconhecer a construção geométrica de alguns dos pressupostos base da Linguagem do Quadrado. Reconhecer os desafios propostos pelo autor como exercícios de geometria.

 

 

Nota: Materiais necessários (a trazer pelos alunos): - Folhas A4 – Lapiseira – Borracha – Compasso - Régua 50cm - Aristo ou esquadro - Esferográfica azul - Esferográfica verde - Esferográfica vermelha.

 

Preçário: Sessão individual: 25 € |Conjunto de 5 Sessões: 100 € (pagamento a efectuar na 1ª sessão) - (Nota: Alunos da FBAUL:  sessão individual 12,50€, conjunto de 5 sessões: 50€)

 

 

ALMADA NEGREIROS 120  

Sandra Simões | Produção +351 919175069 | EMAIL: almadanegreiros120@gmail.com

​EVENTO NO FACEBOOK: AQUI​

 

 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.