Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

UM RESORT NAZI À BEIRA-MAR E UMA CIDADE FANTASMA JUNTO A CHERNOBYL: HISTÓRIAS DE ENGENHARIA EM RUÍNAS // ESTREIA A 22 DE NOVEMBRO NO DISCOVERY CHANNEL

pastedImage.png

 

Quando se leva a cabo um trabalho de engenharia de grandes dimensões, a esperança de que vá perdurar no tempo e maravilhar gerações, é o principal objetivo. Mas o futuro é sempre incerto e a vida dá muitas voltas. Engenharia Abandonada, que estreia a 22 de novembro no Discovery Channel, mostra como alguns dos maiores projetos de engenharia alguma vez feitos se transformaram em verdadeiras ruínas. 

 

Um resort criado por nazis para os trabalhadores alemães com menos recursos, uma ilha no Japão que se transforma num dos locais com maior densidade populacional no mundo, uma cidade criada para os trabalhadores de Chernobyl ou a base aérea subterrânea mais cara da Europa. Projectos ambiciosos, urbanos e militares, que por diversas razões se transformaram em cidades fantasma, espaços abandonados e em muitos casos, locais inacessíveis. Na quarta-feira, 22 de novembro às 22 horas, o Discovery Channel abre a porta a estes e outros exemplos de "Engenharia Abandonada".

 

A cidade de Prora albergou durante o regime nazi um complexo de férias para trabalhadores alemães com poucos recursos, uma das maiores construções na Europa, na época. Situado ao pé da praia, o resort transformou-se no destino favorito para muitas pessoas. O que à primeira vista poderia parecer um refúgio de férias, foi depois revelado como uma das ferramentas de propaganda mais poderosas do regime nazi. Com horários estritos, actividades constantes, um cinema, uma piscina e um cabaret, todos os hóspedes eram obrigados a comer juntos e eram submetidos constantemente à propaganda nazi, convertendo-os naquilo que o regime mais queria: seguidores da doutrina que não questionariam nunca o nazismo.

 

Mas a vida neste "oásis" mudaria depois da guerra. Os russos converteram Prora numa prisão e depois da queda do Muro de Berlim, foi abandonado. Recentemente foi recuperado para apartamentos de luxo e em breve deverá receber um hotel de cinco estrelas.

 

Outro dos casos mais esmagadores é o da cidade ucraniana de Pripyat. Criada para albergar os trabalhadores da central nuclear de Chernobyl, em poucos anos contava com 50 mil habitantes. Um sonho da União Soviética que acabou por se transformar em pesadelo a 26 de abril de 1986. Nesse fatídico dia, o quarto reator da central sofreu uma explosão  e Pripyat, a apenas 3 quilómetros do epicentro da explosão, ficou arrasada pela radiação. A evacuação da cidade demorou 48 horas, mas durante esse tempo, milhares de pessoas acabariam por ficar doentes e morrer devido à radiação.

 

Hoje em dia o local é uma atração para turistas, que não hesitam em passar diversos controlos policiais e militares para verem com os seus próprios olhos a paisagem desoladora de uma cidade invadida pelo bosque e cuja praça central se transformou num ícone daquilo que outrora foi considerado um grande triunfo do socialismo.

 

Esta apaixonante série vai ainda mostrar ilhas que chegaram a ser a mais populosas do mundo, bases aéreas subterrâneas, pontes que nunca foram terminadas, estradas que não chegam a lado nenhum e alguns dos projetos de engenharia que há anos figuravam entre as mais incríveis criações do mundo e que agora se encontram abandonadas e em ruínas.

 

Locais e objetos que em tempos estiveram na vanguarda da engenharia mas que agora se encontram em desuso, contaminados e num estado perigoso. O Discovery Channel descobre quem construiu estas estruturas, que mistérios escondem e porque foram abandonados.

 

"Engenharia Abandonada" estreia a 22 de novembro às 22 horas no Discovery Channel.