Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

ÚNICA | Comemorações dos 80 anos do abastecimento público de água no Barreiro

Em 2017, o Barreiro comemora os 80 anos do abastecimento público de água. Num dos maiores lençóis aquíferos da Península Ibérica, cujas águas representam uma excelente qualidade, foi em abril de 1937 que se iniciou o abastecimento público domiciliário de água no Concelho do Barreiro. Foi e é um serviço pensado para servir a população e que contribuiu, ao longo dos anos, para a melhoria da qualidade de vida dos barreirenses.

Desde o início do ano letivo, a Autarquia tem vindo a promover, em conjunto com a comunidade educativa, diversas iniciativas de sensibilização e informação acerca deste tema.

No âmbito das iniciativas culturais, a Autarquia tem convidado diversas entidades a integrarem e a desenvolverem projetos relativos aos 80 anos de água pública no Barreiro e à importância da sua preservação.

São várias as atividades programadas, das quais se destaca, no dia 22 de abril, pelas 16h00, no Espaço Memória, a inauguração da Exposição ‘80 anos do abastecimento público de água”.

 

Programa

 

Abril

 

 

Maio

 

6 maio | 11h00 | Histórias Vivas na Biblioteca pelo Arteviva | Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro

“O Silêncio da Água”, de José Saramago, com ilustrações de Manuel Estrada

Faixa etária – doas 3 aos 10 anos

Entrada Livre sujeita à lotação da sala

 

27 e 28 de maio | Música / Sound Art @ Reservatório do Alto da Paiva

A Câmara Municipal do Barreiro convidou a OUT.RA - Associação Cultural a associar-se às comemorações dos 80 Anos de Abastecimento Público de Água do Concelho.

Neste contexto, e inserido num programa de atividades mais vasto construído na relação entre a Água e o Som, a OUT.RA convoca artistas portugueses e internacionais a submeter propostas de performance de música e/ou arte sonora a serem apresentadas no Reservatório de Água do Alto da Paiva, no final do mês de maio (dias 27 e 28).

O reservatório é uma estrutura vertical com 4 pisos circulares, com capacidade para aproximadamente 30 pessoas, sendo que a cada artista será atribuído um piso para a sua performance específica, com uma duração máxima de 25min. Cada performance será repetida 3 a 4 vezes, ao longo de dois dias.

Os artistas podem apresentar propostas que façam uso do arquivo sonoro construído em captações nos vários locais que compõem a Rede de Abastecimento (que disponibilizaremos a pedido), ou podem utilizar exclusivamente as suas próprias fontes sonoras ou instrumentos.

Será atribuída a cada artista uma bolsa no valor de 500€ (que inclui apoio à criação, produção e apresentação da performance, deslocações e refeições), bem como alojamento até um máximo de 5 dias (inclui preparação, montagens e atuações) e refeições nos dias das performances.

 

Mais informações podem ser solicitadas para o e-mail info@outra.pt

https://vimeo.com/209780929

 

Junho

 

31 de maio a 3 de junho | XVI Feira Pedagógica | Parque da Cidade

De 31 de maio a 03 de junho de 2017, no Parque da Cidade, a XVI Feira Pedagógica - 80 anos do Abastecimento Público de Água divulga a diversidade de oferta educativa do Concelho, expondo e apresentando os projetos desenvolvidos no ano letivo 2016/2017. Durante os dias em que decorre a Feira realizam-se múltiplas ações de cariz artístico, desportivo e musical sob o tema da água, que envolvem milhares de crianças, pessoal docente e não docente, pais e encarregados de educação. Nas manhãs de dia 31 de maio, 1 e 2 de junho aguardamos a visita de cerca de 3000 alunos do 1º ciclo do ensino básico do Barreiro.

 

3 junho | 11h00 | Histórias Vivas na Biblioteca pelo Arteviva | Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro

beijo da palavrinha.jpg

 

“O Beijo da Palavrinha”, de Mia Couto, com ilustrações de Danuta Wojciechowska

Faixa etária – doas 3 aos 10 anos

Entrada Livre sujeita à lotação da sala

 

Outras iniciativas, cujo o tema será também os 80 anos do abastecimento público domiciliário de água no Barreiro, tais como as Festas do Barreiro, serão divulgadas oportunamente.

 

 

 CMB