Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

🔺 ZARATAN EVENTS ▶ 26 ▶ 27 ▶ 28 ▶ 29 ▶ JAN 🔺

eef1d933-967a-4b67-a6dd-40de43ebcd01.jpg

 

Sessões da Buganvília #14

VHS screening (19h00) // António Júlio Duarte
Filme-concerto (20h00) // Filipe Felizardo + Luís Lopes + António Júlio Duarte


27 de Janeiro / January 27
Entrada livre para sócios (quota anual 3 euros) / Free entry for members (3 euros annual fee)


As Sessões da Buganvília resgatam uma inspiração botânica para a realização de cruzamentos diíbridos mensais, consumados na reunião de projecções vídeo e concertos de música, pondo em confronto e fazendo colidir até à fusão a ordem própria destas duas naturezas. 
As projecções vídeo tomam a forma de uma selecção de trabalhos organizados e transcritos numa edição em formato VHS, sendo esta mesma edição projectada durante cada sessão, num primeiro momento das sessões. Em complemento, os concertos podem sugerir (ou divergir) na relação para com as imagens em movimento previamente apresentadas, quer na sua relação formal e conceptual, quer na relação autoral que alguns artistas possuem para com os dois meios de criação, muitas vezes indissociáveis e complementares. 
As Sessões da Buganvília são organizadas por António Caramelo a convite da Zaratan, que imaginou a instalação no pátio da galeria uma Buganvília como condição mediadora da curadoria deste ciclo de sessões. O artista convidado nesta décima quarta sessão, a 27 de Janeiro, é António Júlio Duarte, seguido pelo filme-concerto
“Place your bets and pray for blood” de Filipe Felizardo, Luís Lopes e António Júlio Duarte.

 

3cf8bfd5-5913-4cd9-9db3-bf4f32b95d34.jpg

 

Zaratan AIR 
Open Studio: GREG BURNS

27-28-29 de Janeiro / January 27-28-29
Entrada livre  / Free entry 

No dia 27 de Janeiro, pelas 19 horas, Greg Burns, artista em residência na Zaratan AIR, apresenta os trabalhos desenvolvidos durante a sua estadia em Lisboa.
Desde 2013, quando estava a viver no Brasil durante o controverso golpe de Estado que derrubou a presidente Dilma Rousseff, Greg Burns coloca a questão: “Se o intervalo entre a realidade que os média representam e o discernimento do público fosse um lugar físico em vez de um estado mental, como seria?” O artista trouxe esta pergunta consigo para a Península Ibérica, onde tem vindo a criar estudos em guache e desenhos minimalistas da Andaluzia, de Bilbao, do Porto e de Lisboa. Durante a residência também colaborou com o colega residente Daniel Gawronski criando um vídeo a partir de uma peça sonora original de Gawronski. Por último, tem trabalhado numa escultura a partir de latas de cerveja oriundas de Países diferentes que discute e critica a forma como a publicidade de massa molda a identidade. Por ocasião da abertura do atelier, haverá também o lançamento do múltiplo do artista, produzido em colaboração com a Zaratan e impresso em risografia numa edição limitada de 30 exemplares, O atelier estará aberto ao público nos dias 27–28-29 de Janeiro, durante o horário de funcionamento da galeria Zaratan.

f27ccdd1-b81c-4cf7-9414-cf91dbe7f3c6.png

 ParparJorge Nuno

Concertos / Concerts
28 de Janeiro às 19h00 / January 28 at 7pm
Entrada Livre para sócios (quota anual 3 euros) / Free entry for members (3 euros annual fee)


A editora a A Besta continua a residência sonora na Zaratan, com mais uma sessão de concertos. Juntamos agora PARPAR, uma das novas armas de arremesso d' A Besta, e Jorge Nuno. O concerto terá lugar no dia 28 de Janeiro, a partir das 19h, na carvoaria da Zaratan.
Parpar é uma batalha entre bateria e saxofone barítono durante um estado desconhecido de esquizofrenia, uma exploração improvisada de sons dentro do freejazz, punk rock, noise, etc. Jorge Nuno é a alma velha por trás dos Signs of the Silhouette, uma das bandas Avant garde rock / Noise saídas de Portugal com maior relevo internacional. Artista editado pela francesa Bam Bam Lam Records, já levou o seu ruído electrificante a mais de meio planeta, tocando com alguns dos nomes mais importantes da música exploratória actual: Maurício Takara (BR),Yedo Gibson (BR), Hernâni Faustino (PT), Helena Espvall (SE), Márcio Gibson (BR), Tiago Sousa (PT),Rodrigo Pinheiro (PT), Biaise Siwula (USA),El Pricto (ES) etc.

4487e801-b0bb-4f66-adb6-78b00bad8f5c.jpg

#26 /// Ñ-DJ Mestre André & Ñ-DJ Joana Guerra
29 de Janeiro das 18h às 22h January 29 from 6 pm to 10 pm

O ciclo Ñ-DJ*s regressa de forma mais permanente à carvoaria da Zaratan para ser degustada com um copo de vinho tinto em modo rave chill out duas vezes por semana!  Haverá sempre alguma surpresa; talvez jogos de consola em modo tela de cinema, quiçá um cocktail tropical, possivelmente uma tosta mista com oregãos, decerto alguém a dançar em tronco nu, porventura velas que não apagam, acaso uma conversa filosófica com papel de prata envolto na cabeça. Este ciclo surge como uma prática de exploração musical compartilhada: a Zaratan convida artistas de todas as áreas cujo trabalho seja de alguma forma relacionado com música e que não tenham pretensões ou actuações anteriores como dj´s, para selecionarem o som e utilizando para tal qualquer artifício mecânico/digital (k7´s, leitores de mp3´s, smartphones, pda´s, rádios, etc) que não os utilizados pelos "dj´s de carreira". Esta semana estamos convidados a encomendar as nossas próprias músicas pelo  Ñ*DJ Request no dia 26 de Janeiro (5ª feira) e de novo no domingo (29 Janeiro) estaremos acompanhados pelas sonoridades do Ñ*DJs Mestre André & Joana Guerra
.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.