Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

Câmara Municipal edita publicação sobre “Conversas de Poial”

Primeira fase do projeto chegou ao fim


 

Está disponível em www.cm-palmela.pt a publicação “Conversas de Poial”, que assinala o final da primeira fase do projeto. Composta por imagens e histórias recolhidas durante o ciclo de conversas, esta publicação preserva as memórias e homenageia todos os que partilharam as suas experiências de vida e acolheram as diversas sessões.

Desta forma, o Museu Municipal divulga os resultados do projeto que nasceu em 2009, no âmbito da exposição temporária «Patrimónios: Centro Histórico da Vila de Palmela», que teve, como principal objetivo, apresentar as investigações sobre o núcleo mais antigo da vila.

Além das fontes documentais materiais, fruto dos trabalhos de pesquisa em variadas áreas, a equipa técnica procurou, através do Arquivo de Fontes Orais (AFO) do Museu, recolher e divulgar estórias que estão subjacentes aos acontecimentos que determinaram o desenvolvimento do território.

Comércio Local, sociabilidade e lazer, arquitetura, habitabilidade, espaço público, património religioso e arte foram alguns dos principais temasabordados, durante o “Ciclo de Conversas de Poial”, que decorreu em diversos espaços do Centro Histórico. Além das memórias, foi estimulado o convívio intergeracional e a reflexão conjunta sobre as mudanças socio culturais que se verificam nos núcleos urbanos mais antigos das cidades.