Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Cultura de Borla

A Cultura que não tem preço.

11/09 l 20h20 l Feira do Livro de Lisboa l Sessão de apresentação "O Vento Mudou de Direção - O 11 de Setembro que Ninguém Viu", de Simone Duarte

transferir (6).jpg

A jornalista Alexandra Prado Coelho apresenta no sábado, 11 de setembro, dia em que se assinalam os 20 anos dos ataques ao World Trade Center e ao Pentágono,  o livro “O Vento Mudou de Direção, o 11 de Setembro que Ninguém Viu”, da jornalista Simone Duarte, a voz dos atentados de 2001 para milhões de brasileiros, que assistiam à transmissão da TV Globo, em direto de Nova Iorque, onde era chefe da delegação da emissora. O lançamento terá lugar na Feira do Livro de Lisboa (Auditório da APEL), às 20h20.

Simone Duarte, repórter, que, em Portugal, foi directora-adjunta do diário Público, entrevista sete pessoas de quatro nacionalidades que nada teriam em comum, não fosse a tragédia do atentado às Torres Gémeas em Nova Iorque e as suas consequências.

“Este livro é sobre as vidas de seis pessoas do Afeganistão, do Iraque e do Paquistão, países que foram arrasados pelas consequências dos atentados às Torres Gémeas. E também sobre a vida de um jordano de origem palestina. Como me resumiu um deles: ‘Os americanos tiveram um 11 de Setembro, nós vivemos o nosso 11 de Setembro até hoje'. Ao longo de 2 anos e meio, entrevistei, acompanhei e reconstituí as suas vidas. Estas são as minhas memórias das memórias deles.”

Ao dar-lhes voz, a jornalista faz emergir a ponta de um iceberg de histórias que o Ocidente desconhece — mesmo passadas duas décadas do instante em que o vento mudaria de direção. Neste livro, Simone Duarte reabilita a humanidade de algumas das vítimas esquecidas dos "efeitos colaterais" do ataque a Nova Iorque, resgatando as histórias de vida daqueles cujas existências foram estilhaçadas quando o vento mudou de direção e se abateu com fúria sobre as suas casas e o seu quotidiano.

• Um rapaz treinado para ser um bombista suicida

• Um jovem que atravessou oito países para escapar aos talibãs

• Uma afegã em fuga da ocupação americana

• Uma iraquiana com um pai misterioso

• O espião chefe dos serviços secretos paquistaneses

• Uma poeta admiradora de Gabriel García Márquez

• O jornalista a quem Bin Laden dá a última entrevista antes e anunciando os ataques.

  “O Vento Mudou de Direcção”, primeiro livro da jornalista Simone Durte, é editado em simultâneo, em Portugal e no Brasil ( pela editora Fósforo).

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.